COMO AS ORGANIZAÇÕES USAM E EXPLORAM SEUS EMPREGADOS

1157 palavras 5 páginas
"um bagaço de laranja". Afirma tinha consumido 34 anos de sua vida como se fosse um pedaço de fruta e agora estava jogando o resto fora.

A peça de Miller vale como uma metáfora da maneira como as organizações, muitas vezes, consomem e exploram seus empregados, tomando e usando o que precisam e jogando o resto fora.

De certa forma, é irônico que aqueles que têm acesso mais privilegiado a informações importantes ou posições estratégicas em suas companhias geralmente são os que recebem o golpe mais duro em sua auto-estima. Muitos executivos importantes, quando recebem a notícia de que não são mais necessários, também ficam sabendo que seu desligamento será imediato. Eles não precisam aparecer no trabalho nunca mais porque, apesar de sua impecável reputação, a organização teme que o ressentimento leve-os a pegar documentos que possam ser usados pelos concorrentes ou, de alguma forma, prejudicar a organização. Nestes casos, além de insultados, são humilhados.
Pode-se argumentar que a organização sempre foi baseada em classe social.
Os primeiros tipos de organização formal provavelmente surgiram nas sociedades hierárquicas, onde um grupo social impôs-se sobre outro, muitas vezes por meio da conquista.
Encontramos o mesmo sistema reproduzido na moderna organização nas distinções entre proprietários, gerentes e trabalhadores.

A Revolução Industrial na Inglaterra - oficinas eram geralmente estratificadas de acordo com a habilidade e status, em termos de mestres, trabalhadores e aprendizes. As ordens controlavam a admissão e as condições de trabalho.
O trabalho torna-se cada vez mais uma mercadoria que pode ser comprada e vendida. Como essas mudanças eliminaram os sistemas anteriores de produção, para os novos assalariados o processo era irreversível, tornando-os dependentes do sistema de salário.

O crescimento de um sistema capitalista de produção geralmente depende da existência de uma oferta de mão-de-obra assalariada
Surgem os mercados de trabalho

Relacionados