Como as organizações de pequeno a médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos.

Páginas: 10 (2475 palavras) Publicado: 15 de julho de 2011
Matriz de atividade individual*

Módulo 2 - FASES DE UM PROJETO Atividade: INDIVIDUAL
Título: Como as organizações de pequeno a médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos.
Aluno: ORIZON Ruyter de Freitas Junior
Disciplina: INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS Turma 50 – Maio 2011 - Exército
Introdução
Pode-se afirmar que o gerenciamento de projetosnasceu junto com o surgimento do homem moderno. As pirâmides, a Muralha da China e todas as demais obras da antiguidade necessitaram de coordenação e planejamento. Não resta dúvida que os gerentes de projetos, de então, tiveram problemas com prazos, custos, orçamentos e mão-de-obra, como ocorre atualmente.
Mas só depois após a Segunda Guerra mundial que surgiu a forma moderna e oficial da disciplinade gestão de projetos e por consequência o título de gerente de projetos.
Em 1969 foi criado o PMI – Project Management Institute, que agrega atualmente cerca de 240 mil profissionais de gerenciamento de projetos em mais de 160 países. O PMI está sediado em Atlanta, Geórgia, EUA e busca o aperfeiçoamento e desenvolvimento da gestão de projetos, através da pesquisa, fixação de padrões edisponibilizando recursos e informações especializadas aos seus membros.
Em 1996 o PMI editou o seu primeiro Guia denominado PMBoK representando o Corpo de Conhecimentos do Gerenciamento de Projetos da época. O PMBoK é composto por várias áreas do conhecimento e é um conjunto de atividades ou processos que integram nove áreas de conhecimento, consideradas essenciais ao gerenciamento de projetos.Atualmente encontra-se da quarta edição, atualizada e publicada em 2009.
Nos dias atuais a gestão de projetos e suas técnicas se espalharam e estão presentes em todas as áreas de qualquer organização, sejam indústrias, informática, saúde, governo e etc.
Todas as partes da organização devem trabalhar em conjunto para, através de projetos específicos, atualizarem seus produtos e serviços em busca deinovações que garantam sua manutenção no mercado.
Supõe-se que, para que uma organização possa crescer, prosperar e sobreviver em um mundo altamente competitivo e que evolui rapidamente, seja necessário a implantação da filosofia de gerenciamentos de projetos, tema aqui apresentado, com foco nas organizações de pequeno a médio porte.

Modos e meios de implantação
O planejamento é ferramentafundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Planejar não é uma atividade fácil de ser realizada, sendo muitas vezes deixada de lado por falta de conhecimento em como fazê-lo. O planejamento bem desenvolvido pode orientar as organizações e os gerentes de projetos na operação dos negócios, direcionar e motivar os funcionários, proporcionar um ambiente atrativo para clientes, futurosempregados e até mesmo para possíveis investidores.
A falta de conhecimento em como fazer deixam o planejamento de lado e partem logo para a execução pura e simples. Executar para ver o que acontece e ir solucionando os problemas e as falhas à medida que vão aparecendo e a busca rápida por resultados, estabelecendo prazos otimistas e mesmo impossíveis.
Estes são os métodos, ou a falta deles, adotadospor muitas Pequenas e Médias Empresas (PME). Tais medidas implicam em diversas conseqüências que passam despercebidas pelas organizações. Custos elevados, prazos equivocados de execução, excesso de medidas corretivas, retrabalho e a falta de documentações são alguns dos fatores presentes e freqüentes na realização das atividades destas organizações.
Adotar a gestão de projetos diante deste quadronão é uma tarefa simples. É necessário uma boa dose de paciência, perseverança e, particularmente, domínio e conhecimento das melhores práticas. Além disso, somente com uma postura hierárquica (de cima para baixo) na organização será possível incluir tal metodologia. Isso porque mudar a filosofia de uma organização é um processo que pode ser de certa forma traumático. Neste caminho, o Gerente de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!