Como as organizações de pequeno a médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos.

2475 palavras 10 páginas
Matriz de atividade individual* Módulo 2 - FASES DE UM PROJETO Atividade: INDIVIDUAL
Título: Como as organizações de pequeno a médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos.
Aluno: ORIZON Ruyter de Freitas Junior
Disciplina: INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS Turma 50 – Maio 2011 - Exército
Introdução
Pode-se afirmar que o gerenciamento de projetos nasceu junto com o surgimento do homem moderno. As pirâmides, a Muralha da China e todas as demais obras da antiguidade necessitaram de coordenação e planejamento. Não resta dúvida que os gerentes de projetos, de então, tiveram problemas com prazos, custos, orçamentos e mão-de-obra, como ocorre atualmente.
Mas só depois após a Segunda Guerra mundial que surgiu a forma moderna e oficial da disciplina de gestão de projetos e por consequência o título de gerente de projetos.
Em 1969 foi criado o PMI – Project Management Institute, que agrega atualmente cerca de 240 mil profissionais de gerenciamento de projetos em mais de 160 países. O PMI está sediado em Atlanta, Geórgia, EUA e busca o aperfeiçoamento e desenvolvimento da gestão de projetos, através da pesquisa, fixação de padrões e disponibilizando recursos e informações especializadas aos seus membros.
Em 1996 o PMI editou o seu primeiro Guia denominado PMBoK representando o Corpo de Conhecimentos do Gerenciamento de Projetos da época. O PMBoK é composto por várias áreas do conhecimento e é um conjunto de atividades ou processos que integram nove áreas de conhecimento, consideradas essenciais ao gerenciamento de projetos. Atualmente encontra-se da quarta edição, atualizada e publicada em 2009.
Nos dias atuais a gestão de projetos e suas técnicas se espalharam e estão presentes em todas as áreas de qualquer organização, sejam indústrias, informática, saúde, governo e etc.
Todas as partes da organização devem trabalhar em conjunto para, através de projetos específicos, atualizarem seus produtos e serviços em busca de

Relacionados