Como as coberturas midiáticas influenciam nas decisões da Justiça

Páginas: 5 (1181 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Definição - Como as coberturas da mídia podem influenciar em decisões da Justiça

Delimitação - A imprensa é tida por diferentes grupos da sociedade como o quarto poder. A questão é como suas coberturas podem influenciar nas decisões de um dos três poderes, de fato: o judiciário. Como abordagem da imprensa em um determinado caso, tendenciosa ou não, pode interferir no mesmo já que,procuradores, juízes e advogados acompanham o noticiário veiculado por grandes veículos de comunicação.

Justificativa - E mais, o povo acompanha, e baseado no que leu no jornal, assistiu na TV e ouviu no rádio pode acabar fazendo pressão por decisões imediatas dos que trabalham com a Justiça, que posteriormente estas podem se tornar não muito justas, pois se pode ter passado por cima de alguma etapadurante um determinado julgamento. Qual foi o papel da imprensa em casos como o do goleiro Bruno, do casal Nardoni, Von Richtoffen ou do Mensalão? Ajudou ou atrapalhou? Condenou antecipadamente? Foi tendenciosa? Seguiu os interesses dos envolvidos ou do povo? Essas perguntas fazem a reflexão sobre este tema se tornar necessária.

Relevância - A pesquisa pode servir de alerta à população, para que estanão “compre” a ideia da mídia e condene um possível inocente baseado no que leu em jornais, revistas, ouviu no rádio ou, principalmente, viu na Televisão. Então é necessário que se haja um alerta para que nenhuma decisão acabe se precipitando pela “voz do povo” ou da imprensa que pode influenciá-lo diretamente em um chamado “caso que chocou o Brasil”. Com isso, os componentes do poder judiciáriotem de almejar tomar a decisão mais justa possível, baseada em seus conhecimentos. Tendo um senso crítico sobre a maneira que alguns meios de comunicação veiculam determinada notícia, para que, caso o povo, inconscientemente tome partido da imprensa, os responsáveis pelo caso não cedam à pressões populares.

Objetivo Interno – Se aprofundar em um tema que poderia ser mais debatido e tentardescobrir se a imprensa, de fato, escolhe um lado em questões judiciais. E se toma, por que o faz? Verificar qual a relação de alguns membros da imprensa com o poder judiciário. E se esta houver, apurar se é feita de maneira ética ou não.

Objetivo externo – Tornar público o que for descoberto no item anterior. Para que se a relação da imprensa com o poder judiciário for nociva para a sociedade,alguém faça algo para mudar isso. Além disso, estudar alguns casos judiciais que tiveram uma ampla cobertura da imprensa e exemplificar como a mídia influenciou a população contra determinadas pessoas físicas ou jurídicas envolvidas em algum caso da Justiça e apurar se esta opinião da população interferiu na decisão da judicial. Da mesma maneira que será estudado e exemplificado um possível caso em quea imprensa tenha colocado “panos quentes” em algum culpado e este não tenha tido o merecido repúdio da população, além de ter logrado uma absolvição injusta. Com isso, tanto a sociedade civil quanto os componentes do poder judiciário quando tiverem acesso a uma notícia, supostamente, tendenciosa, precisam julgar e fazer uma crítica sobre o que está por trás desta, se há algum interesse secundáriopor parte do jornalista ou órgão de imprensa que a veicula tomar partido de alguém que esteja envolvido em determinado crime, seja por negociatas com algum participante ou somente para agredir o mais fraco e obeter audiência.

Hipótese – Com o a avanço da pesquisa, poderá se verificar, que a mídia influencia sim nas decisões judicias. Como no caso Bruno, quando diversos veículos de comunicaçãocomeçaram a fazer matérias especiais sobre festas promovidas por atletas profissionais, entrevistando prostitutas, que denunciavam o uso de drogas nesses eventos, manchando a imagem do goleiro e dos atletas em geral. Ou matérias sobre o passado do jogador, que não tinha boa relação com a mãe, e bateu-se muito nessa tecla. Além de serem levantadas muitas suspeitas na relação com o amigo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A RELAÇÃO ENTRE A COBERTURA MIDIÁTICA E OS JOGOS OLÍMPICOS
  • irrecorribilidade das decisões interlocutórias na Justiça do Trabalh
  • Como os regimes tecnológicos influenciam nas decisões de inovação das micro e pequenas empresas
  • Análise da evolução da globalização e sua influência nas decisões proferidas pela justiça do trabalho no...
  • Decisões do STJ legitimam exame de DNA como ferramenta em busca da Justiça
  • coberturas
  • coberturas
  • Cobertura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!