Como articular a função social da escola com as especificidades e as demendas da comunidades

729 palavras 3 páginas
1 INTRODUÇÃO

Para compreender a função social da escola, é importante situá-la no mundo moderno, observando os múltiplos papéis exercidos por ela ao longo do tempo. À primeira vista, verificamos que, mesmo cumprindo a tarefa básica de possibilitar o acesso ao saber, sua função social apresenta variações em diferentes momentos da história, expressando diferenças entre sociedades, países, povos e regiões.
Independentemente de suas modificações no decorrer da história, a escola foi a instituição a humanidade criou para socializar o saber sistematizado. Isto significa dizer que é o lugar onde, por princípio é veiculado o conhecimento que a sociedade julga necessário transmitir às novas gerações. Nenhuma outra forma de organização ate hoje foi capaz de substituí-la. Para cumprir sue papel, de contribuir para o pleno desenvolvimento da pessoa, prepará-la para a cidadania e qualificá-la para o trabalho como definem a constituição e a LDB, é necessário que suas incumbências seja exercidas plenamente. Assim, é preciso ousar construir uma escola onde todos sejam acolhidos e tenham sucessos.
No Brasil, desde o começo de nossa história, temos a forte tradição de uma escola para poucos. Essa situação começaria a mudar já no século XX, depois da Proclamação da República. Ainda assim, por muito tempo, a escola exerceu (em alguns lugares ainda exerce) uma função social excludente*, ou seja : a escola atendia apenas uma pequena – a camada mais rica- da população. É o que veremos ao estudar os ensaios de educação desde da origem aos nossos dias.
A escola centrada no pleno desenvolvimento do educando precisa estar buscando maneiras de fazer desde processo educativo algo prazeroso, desafiador,o objetivo desse trabalho é refletir sobre como esse processo tem acontecido e quais os resultados alcançados .
A pesquisa será realizada na escola municipal Domingos Badaró,em Riacho da Onça,Queimadas Bahia verificarei a função social da escola com as especificidades e as demandas da

Relacionados

  • SISTEMAS DE ENSINO E POLITICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL
    12622 palavras | 51 páginas
  • Endomarketing
    87513 palavras | 351 páginas
  • Operários em construção: as experiências sindicais dos trabalhadores da construção civil de Fortaleza entre as décadas de 1970 a 1990.
    92004 palavras | 369 páginas