COMO ANALISAR UMA OPORTUNIDADE DE NEG CIO

915 palavras 4 páginas
COMO ANALISAR UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Sua cabeça está fervilhante de boas ideias e você não sabe ao certo como transformá-las em algo que dê dinheiro? A sua ideia é viável? Identificando seu possível público, quanto ela poderia gerar de faturamento e etc?
Esta análise é essencialmente para empreendedores de primeira viagem e serve para identificar e avaliar entre um pacote de ideias qual delas representa a melhor oportunidade. Ela é
Preparamos algumas perguntas para guiar o empreendedor a refletir sobre suas vontades e necessidades e relacioná-las a aspectos internos e externos do negócio. Afinal, de nada adianta ter uma boa ideia de negócio, mas não querer trabalhar exatamente com aquele mercado.
O fundamental é analisar uma ideia de cada vez. O primeiro passo é avaliar a relação da ideia com o mercado, para estimar sua viabilidade. O passo seguinte é pensar na ligação entre a ideia e seu perfil empreendedor. A melhor delas será a que conseguir equilibrar melhor os dois passos.
Para iniciar a análise da oportunidade é preciso escolher que ideia será avaliada. Se tiver mais de uma ideia (o que é bem provável), será necessário repetir a análise para cada uma delas. A Análise da Oportunidade é feita em duas etapas. A primeira avalia o aspecto externo da ideia, ou seja, sua relação com o mercado. A segunda leva em conta o aspecto interno, ou seja, a relação da ideia com o seu perfil empreendedor.
Aspectos externos:
Vinod Khosla, cofundador da Sun Microsystem e agora investidor respeitado no Vale do Silício, tem uma receita muito simples para a avaliação de uma ideia de negócio: “Todo grande problema é uma grande oportunidade de negócio. Se você não tem (resolve) um grande problema, não tem uma grande oportunidade de negócio nas mãos. Ninguém irá pagá-lo para resolver algo que não é um problema”, diz. Simples assim. Toda boa oportunidade de negócio deve resolver um problema.
Muitos empreendedores têm ideias, mas não se atentam sobre (ou não sabem) quais problemas

Relacionados

  • Apostila itil v3
    48778 palavras | 196 páginas
  • 000004168
    42671 palavras | 171 páginas
  • ESTRATEGIA EMPRESARIAL - CAPÍTULOS 1 A 3
    62390 palavras | 250 páginas