COMITE DE PRONUNCIAMENTO CONTÁBIL

Páginas: 22 (5299 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CIÊNCIAS CONTABEIS – TC8P13










APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS













SÃO PAULO – 2013
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CIÊNCIAS CONTABEIS – TC1P13





APS









ALUNOS:
Carlos Eduardo Medeiros- RA: B053DG-5Priscila Silva de Oliveira- RA: A462BH-2
Rafael Romano Clares- RA: T797GB-3





Trabalho apresentado para avaliação do 8º semestre, do curso de CiênciasContábeis, turno Noturno, da Universidade Paulista - UNIP ministrado pela professora Lucilene.




SÃO PAULO – 2013







dddddd



Índice
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP 1
CIÊNCIAS CONTABEIS – TC8P13 1
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP 2
CIÊNCIAS CONTABEIS – TC1P13 2
ALUNOS: 2
2
2
Introdução 4
Teoria 5
Entrevista 21Conclusão 24
Bibliografia (Sites) 25



















Introdução

Este trabalho tem como objetivo explanar sobre as principais alterações na obrigatoriedade das práticas adotadas nas demonstrações, a adequação das pequenas e médias empresas ao IFRS, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis através do Pronunciamento Técnico - PME e a viabilidade da adequação que ocorreatravés da simplificação das demonstrações contábeis, considerando a estrutura das pequenas e médias empresas. Demonstrar se essas empresas, neste trabalho através de uma entrevista, está se adequando aos Pronunciamentos, se os processos estão sendo preparados para atender o futuro Contábil, que está por vir.













Teoria

O CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) aprovou oPronunciamento Técnico PME – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, registrada na Ata da 42ª Renião Ordinária do Comitê de Pronunciamenetos Contábeis, realizada no dia 4 de dezembro de 2009, para aplicação às demonstrações contábeis para empresas de pequeno e médio porte, que são compostos por sociedades de capital fechado e sociedades que não sejam requeridas a fazer prestação pública desuas contas.
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi criado pela Resolução CFC nº 1.055/05 e tem como objetivo "o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção,levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais”. (fonte:http://www.cpc.org.br/oque.htm).
PME (Pequena e Média Empresa) são empresas que:
● Tem determinados limites de empregados e financeiros fixados pelo Estado.
● Não tem obrigação pública de prestação de contas;
● São empresas que não são envolvidas na administração do negócio de agências decréditos e afins;
● Controladas com controladora não enquadrada com PME e não a prestação pública de contas;
● Empresas nunca utilizadas pela totalidade do método que se refere o Art. 966 da Lei n.º 10.406/02, que tenha auferido, no ano Calendário anterior, receita bruta anual até os limites previstos nos incisos I e II do Art. 3º da Lei Complementar n.º 123/06.
Características das DemonstraçõesContábeis:

● Confiabilidade
A informação fornecida nas demonstrações contábeis deve ser confiável. A informação é confiável quando está livre de desvio substancial e viés e representa adequadamente aquilo que tem a pretensão de representar ou seria razoável de se esperar que representasse. Demonstrações contábeis não estão livres de viés (ou seja, não são neutras) se, por meio da seleção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CPC
  • comite de pronunciamento contabil
  • COMITÊ PRONUNCIAMENTO CONTÁBIL CPC 36 CPC 15
  • Comite pronunciamento
  • Cpc
  • Comitê de Pronunciamentos Contábeis
  • Comitê de pronunciamentos contábeis
  • Comite de pronunciamentos contabeis 040

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!