Comite de Pronciamento Contabil

539 palavras 3 páginas
01. Conceitue ativo, passivo e patrimônio líquido?

Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade;
Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos;
Patrimônio Líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

02. Defina o que é “benefícios futuros gerados pelos ativos” e indique quais são os benefícios econômicos futuros incorporados a um ativo?

O benefício econômico futuro incorporado a um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade. Tal potencial pode ser produtivo, quando o recurso for parte integrante das atividades operacionais da entidade. Pode também ter a forma de conversibilidade em caixa ou equivalentes de caixa ou pode ainda ser capaz de reduzir as saídas de caixa, como no caso de processo industrial alternativo que reduza os custos de produção. Os benefícios econômicos futuros incorporados a um ativo podem fluir para a entidade de diversas maneiras. Por exemplo, o ativo pode ser: usado isoladamente ou em conjunto com outros ativos na produção de bens ou na prestação de serviços a serem vendidos pela entidade; trocado por outros ativos; usado para liquidar um passivo; ou distribuído aos proprietários da entidade.

03. Exemplifique maneiras de liquidar uma obrigação e descreva a característica essencial para existência de um passivo?

A liquidação de uma obrigação presente pode ocorrer de diversas maneiras, como, por exemplo, por meio de: pagamento em caixa; transferência de outros ativos; prestação de serviços; substituição da obrigação por outra; ou conversão da obrigação em item do patrimônio líquido.

Uma característica

Relacionados

  • Entidade
    1068 palavras | 5 páginas
  • CPC 15
    21236 palavras | 85 páginas