Comitê de Pronunciamentos Contábeis - 27

Páginas: 5 (1225 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2013
Determinação de Vida Útil
Avaliação de Bens para Determinação de Vida Útil Remanescente do Bem Patrimonial (CPC 27)
A determinação da utilização de taxas de depreciação, de acordo com a Lei 11.638, para as diferentes contas do ativo imobilizado, está alicerçada na determinação da vida útil dos bens que compõem os grupos específicos de itens (principais espécies) que formam estas Contas. Estastaxas devem ser comprovadas por meio de Laudo Técnico.
Definição do CPC para Vida Útil:
(a) período de tempo no qual a entidade espera utilizar um ativo; ou
(b) número de unidades de produção ou de unidades semelhantes que a
entidade espera obter pela utilização do ativo.
A Sispro realiza o serviço de Serviço de Determinação de Vida Útil Remanescente do Bem para atender a normatizaçãoespecífica pertinente à Lei 11.638/07 , IAS 16 , CPC 27 , IAS 36 , CPC 01 e Lei 11.941/09 .
O serviço Determinação de Vida Útil Remanescente do Bem propõe fornecer um laudo de avaliação devidamente embasado em pesquisa junto aos fabricantes demonstrando:
Estimativa de Vida Útil Média Real dos bens de acordo com as suas características construtivas
Finalidade a que se destinam
Condições de usoAtualização tecnológica
Nível de obsolescência.
A Sispro possui metodologia própria de trabalho e desenvolve o serviço de determinação de vida útil nas seguintes etapas:
Vistoria física dos diversos bens patrimoniais do ativo imobilizado.
Entrevistas e aplicação de questionário técnico.
Análise/manipulação dos dados e montagem do laudo
Conclusão – Apresentação do Laudo Técnico demonstrando a vidaútil média real estimada para cada Conta Contábil.
Ativo Imobilizado ( CPC 27 ):
O objetivo do CPC 27 é estabelecer o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários das demonstrações contábeis possam discernir a informação sobre o investimento da entidade em seus ativos imobilizados, bem como suas mutações. Os principais pontos a serem considerados na contabilização doativo imobilizado são o reconhecimento dos ativos, a determinação dos seus valores contábeis e os valores de depreciação e perdas por desvalorização a serem reconhecidas em relação aos mesmos.
Entre as novidades apresentadas no CPC 27 , destacam-se a figura do “valor depreciável” e a “Vida Útil” real do bem, que independe das taxas admitidas pelo fisco.
Formato de apresentação do imobilizado antesdo CPC 27
VALOR ORIGINAL CORRIGIDO (VOC) – DEPRECIAÇÃO ACUMULADA = VALOR RESIDUAL
Formato de apresentação do imobilizado com o CPC 27
VLR ORIGINAL CORRIGIDO(VOC)–VLR RESIDUAL (VLR DE DESCARTE)=VLR DEPRECIAVEL–DEPRECIAÇÃO ACUMUL=VLR CONTÁBIL
Interpretação Técnica ICPC 10 :
O CPC editou a Interpretação Técnica ICPC 10 com o objetivo de  esclarecer assuntos relativos ao CPC 27 Ativo imobilizado eCPC 28 Propriedade para investimento. Pontos importantes a destacar:
Valor depreciável e período de depreciação – O valor depreciável de um ativo deve ser apropriado de forma sistemática ao longo da sua vida útil estimada. O valor residual e a vida útil de um ativo devem ser revisados pelo menos ao final de cada exercício, e se as estimativas diferirem das anteriores, a mudança deve sercontabilizada.
Avaliação inicial para o ativo imobilizado – Em função da mudança da prática contábil brasileira para a plena aderência ao processo de convergência dessas práticas às internacionais, na adoção inicial do CPC 27, será permitida a utilização do conceito de atribuir novo custo aos bens ou conjunto de bens de valores relevantes ainda em operação que apresentem  valor contábil substancialmenteinferior  ao seu valor justo em seus saldos iniciais, a contrapartida destes ajustes serão lançados na conta do patrimônio líquido denominada “Ajustes de avaliação patrimonial”
CPC 27
Audiência Pública nº. 07/2009 – Ativo Imobilizado
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 27 – ATIVO IMOBILIZADO Comitê de Pronunciamentos Contábeis ( CPC ), em conjunto com a Comissão de Valores Mobiliários ( CVM ),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cpc
  • Comitê de pronunciamentos contábeis
  • Comite de pronunciamentos contabeis 040
  • COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS
  • Comitê de Pronunciamentos Contábeis
  • Comite de pronunciamentos contábeis- cpc
  • Comitê de pronunciamentos contábeis
  • CPC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!