Comissão de valores mobiliários

Páginas: 20 (4919 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
[pic]









Ciencias Contábeis





















Etapa 1
A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização e, está ligada as primeiras manifestações humanas de necessidade social de proteção a posse e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material. A origem da Contabilidade está diretamente ligada à necessidade deregistros do comércio, existem indícios de que os Fenícios foram os primeiros a ter cidades comerciais. Essa atividade de compra e venda dos comerciantes requeria o acompanhamento de seus bens durante as transações, ou seja, a variação de cada um quando uma transação era efetuada, essas transações eram seguidas de simples registros sobre o fato, mas embora com escritas rudimentares as cobranças deimpostos na Babilônia já se faziam efetivas. À medida que o homem passou a possuir maior quantidade de valores começou a se preocupar em quanto eles poderiam render e qual a forma mais simples e adequada de aumentar suas posses, e foi esse pensamento de futuro que levou o homem aos primeiros registros a fim de conhecer suas reais possibilidades de produção, uso e consumo. Porém é importantelembrarmos que naquele tempo não havia crédito, ou seja, compra, venda e trocas eram feitas à vista.
O Egito antigo facilitou extraordinariamente os registros das informações sobre negócios com o desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever). As escritas governamentais da República Romana (200 a.C) já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas eramcompreendidas em itens como salários, perdas e divisões. Já no período Medieval foram introduzidas diversas inovações na contabilidade por governos locais e pela igreja, mas é somente na Itália que surge o termo contabilitá. Podemos então resumir a evolução da ciência contábil da seguinte forma:
Contabilidade do Mundo Antigo – período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da eraCristã. Nesse período a contabilidade praticada pelo homem antigo já tinha como objeto o Patrimônio, este representado pelos rebanhos e outros bens de aspectos quantitativos, como este é um ser pensante, logo desenvolveu formas mais eficientes para processar seus registros utilizando de gravações e outros métodos alternativos. O inventário exercia um papel bastante importante, pois a contagem era ométodo adotado para controle de bens, que eram classificados de acordo com a sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. As primeiras escritas contábeis são datadas desde o término da Era da Pedra Polida, quando o homem registrava seus primeiros desenhos e gravações. Encontra-se em escavações, importantes documentos contábeis como: tabela de escrita cuneiforme, onde estão registradas contasreferentes a mão-de-obra e materiais, ou seja, Custos Diretos, significando que há cerca de 5.000 anos antes de Cristo, o homem já achava fundamental apurar seus custos. O Sistema Contábil é dinâmico e evoluiu com a duplicação de documentos e “Selos de Sigilo”, e os registros se tornavam diários e, posteriormente foram sintetizados em papiros e tabuas no final de determinados períodos.
Assim, já sereconhecia a receita a qual era confrontada com as despesas, a escrita no Egito era fiscalizada pelo Fisco Real, o que tornava os escriturários zelosos e cuidadosos na sua profissão. As “Partidas de Diário” se assemelhavam ao processo moderno, esse registro se iniciava com a data e o nome da conta, seguindo quantitativos unitários e totais, transporte se ocorresse, sempre em ordem cronológica deentradas e saídas. Tudo indica que foram os egípcios primeiros a utilizar o valor monetário em seus registros, usavam como base, uma moeda, cunhada em ouro e prata, denominada “Shat”, era assim a adoção, de maneira prática, do Princípio do Denominador Comum Monetário. Na Bíblia há interessantes relatos sobre controles contábeis, um dos quais o próprio Senhor Jesus relata em Lucas 16,1-7: “o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comissão de valores mobiliários
  • Comissão de valores mobiliarios
  • Comissão de valores mobiliarios
  • CVM
  • Comissão de Valores Mobiliários
  • Comissão de valores mobiliários
  • Cvm comissao de valores mobiliarios
  • Síntese de últimas decisões colegiadas da Comissão de Valores Mobiliários

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!