Comissão de ética em saúde mental

Páginas: 15 (3606 palavras) Publicado: 17 de fevereiro de 2013
INTRODUÇÃO

Segundo Foucault (1994), a dimensão ética da existência abarca naturalmente o campo de nossas relações com as outras mediadas explícita ou implicitamente, por códigos de prescrições e proibições, por padrões de legitimação das condutas. Porém ainda segundo o mesmo, a dimensão ética implica fundamentalmente os humanos em relações reflexivas, vale dizer, instauram-se aqui relações decada um consigo mesmo, então “Como nós constituímos nossa identidade por meio de certas técnicas éticas de si que se desenvolveram desde a antiguidade até nossos dias?” (FOUCAULT, 1994).
A Ética abordada por Luis Cláudio Figueiredo (2004) em Ética, Saúde e as praticas alternativas apresenta diversas facetas. Primeiro é Ética como adjetivo nos reflete a relação de um indivíduo com outrosindivíduos, atentando para a sua conveniência e legitimidade diante dos valores e normas de ação e ideais. Segundo Sérgio Gomes da Silva (2002) precisamos nos questionar acerca do sentido da própria ética em nós mesmos, para nos constituirmos enquanto sujeito.
Na abordagem da Ética como substantivo Figueiredo (2004) refere-se aos padrões implícitos e/ou aos códigos explícitos que prescrevem ou proíbemdeterminadas condutas. E ainda, a ética trabalhada como sinônimo de moral, em que as pessoas se sentem obrigadas a exercer sobre si, certo domínio em nome dos padrões adotados.
A ética pode ser constatada como parte da filosofia responsável pela reflexão e elaboração de argumentos acerca dos fenômenos. Tais elaborações procuram dar sentido a dimensão ética existencial humana e por vezes sistematizare justificar logicamente um determinado código no padrão de conduta que incluem um quadro de normas, valores e a postura exigida do sujeito.
Segundo Silva (2002) a compreensão da ética deve ser levada a cabo muito além das correntes filosóficas e tratada muito mais do que um conjunto de regras e códigos que normatiza a diversidade das profissões hoje vigentes, visto que o sentido que temos daética em nossos dias, não pode ser um sentido estático, sem proposições a mudanças, pois ela pode e deve ser descrita e redescrita inúmeras vezes, na medida em que a contingência histórica em que vivemos se faça necessário.
E ainda segundo Foucault as ‘éticas’ não só ‘refletem’ nos modos de subjetivação, mas participam da constituição das subjetividades, e talvez essa seja a função da ética: ensinar,orientar, modelar e exigir a convenção dos homens em sujeitos morais historicamente determinados.
Tem-se uma compreensão da ética enquanto morada e habitação diante de tantas variações, recorrendo a Heidegger propõem-se a casa, a morada, o habitar. Já no plano etimológico, ethos se refere tanto aos costumes como a morada. Na verdade, hábitos e habitações compartilham a mesma raiz. A passagempela porta trata da possibilidade de olhar algo, abrir algo como se fosse um recomeço. Reflete a ética em seu sentido etimológico, tomado como reflexão ou teoria, refere-se tanto aos costumes e hábitos como moradia.
Segundo Figueiredo (2004) o homem é arremessado num mundo que ele não escolheu e é aí como a abertura ao que deste mundo lhe vem ao encontro, ou seja, ele existe no sentido preciso deser fora de si mesmo, de ser o seu fora. Ora sustentar-se neste existir, e só assim se existe, exige um espaço de separação, de recolhimento, de proteção que não encerre o existente numa clausura, mas lhe ofereça uma abertura limitada em que se reduzam os riscos dos maus encontros.
Pois bem, o habitar sereno e confiado se refere à experiência do corpo como fonte de prazer sem incorrer riscos eincertezas em que a obtenção dos elementos essências do mundo se converte em proteção, gozo e alimento.
É justamente no distanciamento do objeto que nossas capacidades cognitivas e críticas são desenvolvidas, sendo assim o habitar sereno e confiado proporciona a condição do pensar, do representar, do brincar e do experimentar mediante o acolhimento que a casa proporciona, trazendo uma sensação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ética e saúde mental
  • Uma reflexão ética sobre cuidados de saúde mental
  • Saúde mental e transtorno mental
  • saúde mental e transtorno mental
  • Saude mental e psicologia mental
  • saude mental e transtorno mental
  • Saúde Mental ou Doença Mental
  • Saúde mental e transtorno mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!