Comidas SA

Páginas: 13 (3069 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Alguns assuntos estão na crista da onda. A economia global e o desequilíbrio pelo qual a Natureza está passando são dois deles. Assim como a busca por uma vida mais saudável e pela sustentabilidade do planeta. Food, Inc., um dos documentários pré-candidatos ao próximo Oscar, trata de todos estes temas. Mesmo tendo como foco central a forma com que o norte-americano está se alimentando, encaradocomo o consumidor final de uma cadeia produtiva de alimentos com caráter industrial, este documentário toca em outras questões importantes para todas as demais sociedades. Essencial em sua abordagem e questionamentos, ele só peca por deixar algumas questões fora do roteiro. Como, por exemplo, o efeito das companhias criticadas em outros mercados que não sejam os Estados Unidos. Limitado ao solonorte-americano, Food, Inc. perde uma grande oportunidade para se tornar um filme melhor.
A HISTÓRIA: Mostrando em imagens aéreas vastos campos agrícolas, este documentário começa refletindo como a forma com que comemos mudou mais nos últimos 50 anos do que nos 10 mil anos anteriores. De forma irônica, o filme contrapõe a imagem de um hipermercado repleto de produtos industrializados que, em seusrótulos, continuam reproduzindo cenários da “América agrícola” – imagem esta cada vez mais longe da realidade. A partir destas constatações, o filme vai revelando o que realmente acontece na cadeia produtiva alimentária nos Estados Unidos, desde a manipulação e monopólio de grãos de milho e soja até a forma totalmente antinatural e repugnante adotada para a criação e abate de animais. O documentáriotambém expõe a fraqueza dos organismos de fiscalização dos produtores agrários, liderados por antigos colaboradores das grandes empresas que dominam o mercado. Revela, ainda, como este tema está praticamente proibido nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que começam os primeiros sinais de mudança promovidos pelos consumidores.
VOLTANDO À CRÍTICA (SPOILER – aviso aos navegantes que boa parte dotexto à seguir conta momentos importantes do filme, por isso recomendo que só continue a ler quem já assistiu a Food, Inc.): Este documentário é fundamental e deveria ser obrigatório para todas as pessoas que não tem receio de questionarem o que lhes vem imposto – e vendido de forma dissimulada. Food, Inc. está para a questão alimentário da mesma forma com que Super Size Me esteve antes para o fastfood e a comida vendida pelo McDonalds. A diferença entre estes dois filmes é que Food, Inc. tenta ser mais abrangente do que a produção de Morgan Spurlock de 2004. Sem contar que o filme de Robert Kenner não tem o humor de seu antecessor – muito pelo contrário.
Food, Inc. é um documentário sério e que tenta, à sua maneira, provocar uma mudança de hábitos nos consumidores estadunidenses. Sim,ele é muito mais que um documentário, ele é um filme com um objetivo: auxiliar no processo de uma revolução cultural/social. Apenas por isto, ele vale ser visto e tem sua realização justificada. O tema tratado no filme não é secundário, é fundamental. Também merece elogios o trabalho de Kenner, basicamente guiado por Eric Schlosser, autor do livro Fast Food Nation, em ressaltar o nome das empresasque dominam o mercado e, em alguns casos, atuam como verdadeiros agentes de escravização de produtores agrícolas e trabalhadores de suas fábricas. Entra no debate, por exemplo, o uso de mão de obra ilegal e barata nos Estados Unidos – o que pode fazer muita gente repensar o seu pré-conceito contra os imigrantes, sem dúvida a parte fraca desta máquina de fazer dinheiro que são as grandes indústrias.Mas voltemos ao que o filme nos conta. Depois de uma introdução curiosa e irônica ambientada em um hipermercado, na qual o narrador de Food, Inc. apresenta ao espectador alguns questionamentos que irão ser respondidos posteriormente pelo filme, o espectador é lançado em uma série de capítulos envolvendo os hábitos alimentares atuais dos norte-americanos – hábitos estes que foram exportados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comidas
  • comida
  • Comida
  • comida
  • Comida
  • Comidas
  • Comida
  • comida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!