Comida Apreciada na Col mbia

305 palavras 2 páginas
Comida Apreciada na Colômbia

Por muitos anos, a Colômbia foi duramente marcada por conta do narcotráfico entre os anos de 1980 e 2000, o que aumentou muito a violência do país, o que dificultava o intercâmbio cultural. Hoje, o país que tem por tradição uma política o constitucionalismo, classifica-se como média potência e está entre as quatro maiores economias da América Latina, mesmo com a manutenção de uma alta taxa de desigualdade social.
A Colômbia é um país de diversidade étnica e que manteve a interação entre o seu povo nativo e os povos colonizadores. Isto pode ser visto de maneira muito marcante nas tradições e, em especial, na culinária colombiana. Largamente influenciada pelas tradições indígenas, africanas, e europeias, produziu uma culinária rica e que apresenta algumas variações de acordo com a região onde é produzida. Isto se dá por conta do clima, da disponibilidade dos alimentos em cada região, e até mesmo por conta de certas discordâncias relativas aos costumes que forem preponderantes no local.
De qualquer modo, há uma variedade grande de alimentos que são consumidos no país, como vegetais, tubérculos, condimentos, que, juntos se fundiram e geraram as comidas típicas colombianas.
Bandeja Paisa: que recebe este nome justamente por ultrapassar as dimensões de um prato comum – é tanta comida que deve ser servido mesmo em uma bandeja. Os ingredientes que são servidos na Bandeja Paisa são fartos e agradam aos paladares mais exigentes – na bandeja são servidos arroz, feijão, abacate, linguiça, chouriço, tomate e ovos. Tudo muito bem temperado com os condimentos locais. Embora entre os estudiosos em gastronomia haja certa divergência quanto à criação do prato – dizem que ele é relativamente recente, não tendo mais de 50 anos – a Bandeja Paisa é largamente difundida em toda a Colômbia – e hoje pode ser considerado um dos pratos mais tradicionais do país.

Relacionados