comesticos masculinop

5940 palavras 24 páginas
Projeto sobre cosméticos masculinos Professor Orlando França

Introdução

Raramente ouvimos falar que o setor de cosméticos está em crise, optamos por esse setor, mas voltado para área masculina.
Tendo em vista que certos tabus machistas estão cada vez mais perdendo espaço, as perspectiva de desenvolvimento desta área esta em ótima ascensão.
A ala masculina está mais preocupada com seu bem estar, beleza, o consumidor masculino não se preocupa em quantidade de produtos e sim em qualidade, são fiel em relação a marca.

HISTÓRIA

Os primeiros registros da utilização de cosméticos datam do Egito antigo. Os egípcios pintavam os olhos para evitar a contemplação direta do deus Sol. Para tanto, recorriam a gordura animal e vegetal, como a hena, cera de abelhas, mel e leite no preparo de cremes para a pele.
A história dos cosméticos começa com os homens pré-históricos, que há 30 mil anos pintavam o corpo e se tatuavam. Usavam para isso terra, cascas de árvores, seiva de folhas esmagadas e orvalho. Na Antiguidade, placas de argila encontradas em escavações arqueológicas na Mesopotâmia trazem instruções sobre asseio corporal, já mostrando a importância dada à higiene. Mas tudo indica que foram os egípcios os primeiros a usar os cosméticos e produtos de toucador em larga escala. Há milhares de anos eles já empregavam óleo de castor como bálsamo protetor e tinham o hábito de tomar banho usando como sabão uma mistura perfumada à base de cinzas ou argila.

Eles tinham caixas de toalete para guardar seus cosméticos, e enterravam os faraós junto com seus cremes e poções de beleza. No sarcófago de Tutankhamon (1400 a.C.) foram encontrados cremes, incenso e potes de azeite usados na decoração e no tratamento.

IDADE MÉDIA

Com a decadência do império romano veio a Idade Média, um período em que o rigor religioso do cristianismo reprimiu o culto à higiene e a exaltação da beleza. Os hábitos de higiene foram abandonados porque o cristianismo

Relacionados