Comercio Exterior e portosss

802 palavras 4 páginas
Comércio Exterior e portos.
É de suma importância o comércio internacional O que é o comércio exterior? Qual seu foco? O que é porto e quais os principais?
Destacamos a suma importância do comercio exterior, pois se trata de uma atividade que contribui de várias maneiras para o desenvolvimento econômico e industrial de uma determinada nação, atraindo investimentos e melhorias em infraestrutura, nos serviços relacionados ao setor e representando sua capacidade de auto sustentação na produção de bens e serviços essenciais à sua população.
O comércio exterior é a troca de bens e serviços realizada entre fronteiras internacionais ou territoriais. É simplesmente a forma de compra e venda internacional de produtos e/ou serviços, com normas regulatórias que varia de cada país e situação. O comércio exterior é um conjunto de técnicas que trata da relação das empresas com os mercados externos e da regulação e normatização de exportações e importações, e suas movimentações de capitais. O foco do comércio exterior está na empresa exportadora, na sua relação com o mercado internacional e na relação com instituições que vai regulamentar, incentivar e as vezes até restringir as transações. Tais como: CAMEX (Câmara de Comércio Exterior); Receita Federal; SECEX (Secretaria de Comércio Exterior).
Podemos destacar atividades primordiais as atividades como as exportações que é a saída de produtos ou execução de serviços para/em outro país e a importação que é a entrada de produtos ou execução de serviços provenientes de outro país.
Porto é uma área, abrigada das ondas e correntes, localizada à beira de um oceano, mar, lago ou rio, destinada ao atracamento de barcos e navios, e com o pessoal e serviços necessários ao carregamento e descarregamento de carga e ao estoque temporário destas, bem como instalações para o movimento de pessoas e carga ao redor do setor portuário, e, em alguns casos, terminais especialmente designados para acomodação de passageiros. Os principais portos

Relacionados