Comercio exterior na temática socioambiental

Páginas: 6 (1383 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Introdução


O debate sobre a relação comércio internacional e meio ambiente foi iniciado há muitos anos, mas tem ganhado crescente atenção no cenário internacional em função, justamente, de uma provável insustentabilidade ambiental.
Com a globalização a partir da década de 90, abertura do comércio mundial, associados à expansão das cadeias logísticas e à alteração do ciclo devida e desenvolvimento de produtos, impulsionaram o crescimento da economia e do comércio exterior, tendo em vista que o aumento da exportações, principalmente dos países em desenvolvimento não significou redução da pobreza nem maior proteção aos ecossistemas. A partir desse marco é possível identificar os pontos positivos e os pontos negativos do comércio exterior, bem como seus efeitos no meioambiente.
A economia de um país está intimamente relacionada com o meio ambiente, pois é dele que são retirados todos os materiais para alimentação e para o comércio. Para que a economia seja próspera e duradoura é necessário que sejam mantidos elevados padrões de gestão ambiental, primando pela preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, como forma de garantir sua sustentabilidade eperpetuação (SILVEIRA; JOSLIM, 2009).
Segundo Pereira (2009), o meio ambiente será cada vez mais afetado pelo processo de globalização da economia devido   “... a saturação dos mercados dos países mais ricos...” e tudo indica que este processo é um processo duradouro e está associado aos hábitos de consumo das populações.
O uso dos diversos ecossistemas de maneira sustentável, usufruindo dos recursosnaturais de forma a não extingui-los, gera vantagens econômicas que podem proporcionar ganhos a toda uma nação. A importância da preservação dos ecossistemas, ou da biodiversidade, justifica a existência de uma gestão eficiente dos recursos naturais, primando pela sua sustentabilidade. (MELO; SILVA, 2001,).
A preservação do meio ambiente está intimamente ligada a aspectos econômicos. Ocomércio é a mola propulsora da economia, pois é a atividade que permite que bens e serviços sejam negociados nos mercados internos e externos dos países que compõem a ordem política, econômica e social no planeta.
O setor comercial é responsável pelos preços e conseqüentemente pela concorrência externa; portanto, um estimulador da produção. Sendo assim, é um instrumento promotor do crescimentoeconômico. Por gerar impactos na economia, o comércio internacional automaticamente tem efeitos sobre o meio ambiente.
Com certeza os países que praticam e utilizam o apelo da sustentabilidade a seu favor para desenvolver as relações comerciais criam um diferencial competitivo nas exportações e no mercado interno, seja para expansão de mercados, como a prevenção contra possíveis restriçõesde acesso.


Justificativa

A discussão sobre os efeitos negativos e positivos do comércio internacional sobre o meio ambiente se torna urgente, no sentido de repensar e readequar os padrões de gestão econômica, social e ambiental para modelos que visem a prosperidade dos povos e do planeta
A intensidade de exploração dos recursos naturais e a desigualdade nas regras do comércioexterior tem levado à alterações ambientais em escala global e não tem resolvido a questão da redução da pobreza e diminuição drástica de poluição.
A divisão do trabalho entre as nações consiste em que umas se especializem em ganhar e outras em perder(Galeano, 1989). Examinado com objetividade, o comércio internacional cumpre hoje várias funções no sistema imperialista de dominaçãocaracterizado pela globalização de signo neoliberal.
Essas funções são instrumento de domínio em favor dos países ricos, fator de acentuação e perpetuação de desigualdades e iniquidades e cenário de uma guerra virtual pelo controle dos mercados atuais e os do futuro.


Desenvolvimento

A Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, de 1992, aprovou o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Implicações do comércio exterior na temática socioambiental
  • As principais implicações do comércio exterior na temática socioambiental
  • Discutir as principais implicações do comércio exterior na temática socioambiental
  • As principais implicações do comércio exterior na temática socioambiental
  • comercio exterior
  • Comercio exterior
  • Comércio exterior
  • Comercio exterior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!