comercio eletrônico

Páginas: 17 (4246 palavras) Publicado: 16 de abril de 2014



COMÉRCIO ELETRÔNICO B2B


















“Trabalho apresentando como exigência parcial
para cálculo da média semestral da disciplina
Gestão da Tecnologia do curso de Administração,
turma 3D, da Faculdade de Ciências Econômicas
e Administrativas de Santo André.”














Ficha de AvaliaçãoCITAÇÕES
As transações convencionais eram realizadas e controladas manualmente até um tempo atrás passando a ser efetuadas por meios eletrônicos cada vez mais sem incorporando nos últimos anos. A evolução veio através de qualquer meio eletrônico tais como fax, Internet, televisão, telefone móvel, sendo que a principal responsável pela evolução do comércio eletrônico foi a Internet(RODRIGUES, 2002).
A evolução e expansão da Internet tanto provocaram alterações na vida das pessoas e principalmente nas empresas introduzindo novas dimensões na atividade econômica. O comercio eletrônico vem assumindo grande relevância no comercio mundial e a expectativa é de que o processo esta evoluindo. Os estudos indicam que o futuro do comércio eletrônico está ligado à evolução da Internet.(LOPREATO, 2002)
O comercio eletrônico significa muito mais do que comprar e vender mercadorias pela internet, pois ele é a aplicação de tecnologias de comunicação e informações compartilhadas entre as empresas procurando atingir seus objetivos (JONISHI, 2001).
Para (Albertin, 2000) o comércio eletrônico é “a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negocio em um ambiente eletrônico, pormeio da aplicação intensa de tecnologias de comunicação e informação, atendendo aos objetivos do negócio”.
O comercio eletrônico favorece novas formas de obtenção de ganhos de competitividade nos negócios, interferindo na cadeia de valor adicionando a produtos e serviços dirigidos em transações entre empresas.
Para compreender o valor do comercio eletrônico, é preciso compara-lo com as formas detransações comerciais tradicionais e verificar como se pode transforma-las. O comercio eletrônico também abre novas possibilidades de negócios que seriam impensáveis anteriormente. (DINIZ, 1999)







Segundo (Novaes, 2001), os principais elementos que distingui o comércio eletrônico do tradicional são os seguintes:
Comunicação: Os serviços de comunicação dão suporte às trocas deinformações entre os compradores e os vendedores. As tendências observadas hoje no comércio eletrônico via internet, é que as formas de comunicação venham utilizar os mesmos protocolos e procedimentos como forma de viabilizar uma linguagem digital mundial. A classe de negócios B2B – business to business é a que utiliza a internet e as tecnologias web nas relações entre empresas e seus parceiros denegócios ou fornecedores, oferecendo novas ferramentas que permitirão disputar expandir seus mercados. (BERALDI, 2003)
Segundo (Brandão, 2002) a característica do B2B constitui de que os vendedores e compradores são organizações, e as expectativas de que o crescimento do B2B no comércio eletrônico seja maior que o B2C, pois ele possui amplas aplicações que habilitam as empresas a manterem relacionamentoseletrônicos com seus clientes, distribuidores, revendedores, fornecedores e outros sócios; Oferecem para as empresas acesso rápido as informações sobre produtos, cliente, vendas, marketing, fornecedores, competidores e inventários.
O B2B no comércio eletrônico favorece para a redução de custos e aumenta a eficiência da logística de vendas.
Não obstante acrescente obtenção do B2B no Brasil trazalguns obstáculos que são encontrados para sua ampliação no país e se refere principalmente à insatisfatória infraestrutura de telecomunicações e a incompatibilidade dos sistemas eletrônicos utilizados pelas empresas. (Saab, 2000)
O comércio sempre existiu desde que surgiram as sociedades. Ele é dito como o processo de comprar, vender e trocar produtos e serviços. Inicialmente praticado pelos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comércio Eletrônico
  • Comercio Eletrônico
  • comercio eletronico
  • Comércio Eletrônico
  • Comercio eletronico
  • Comercio Eletronico
  • Comercio eletronico
  • Comercio eletronico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!