comercinal

8543 palavras 35 páginas
abril-junho de 2007

LATIN AMERICAN
TRADE NETWORK
WITH THE SUPPORT OF IDRC (CANADA)

n° 91

paper LATN

RBCE - Revista Brasileira de Comércio Exterior

LATN

IMPACTOS DISTRIBUTIVOS
DO COMÉRCIO BRASIL-CHINA:
EFEITOS DA INTENSIFICAÇÃO
DO COMÉRCIO BILATERAL
SOBRE O MERCADO DE
TRABALHO BRASILEIRO

RBCE - LATN

1

IMPACTOS DISTRIBUTIVOS DO COMÉRCIO BRASIL-CHINA:
EFEITOS DA INTENSIFICAÇÃO DO COMÉRCIO BILATERAL
SOBRE O MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO
MARTA REIS CASTILHO

A exemplo do que vem ocorrendo no cenário internacional, a China vem ocupando um papel progressivamente mais importante nas relações comerciais do
Brasil. O crescimento do intercâmbio comercial entre os dois países foi particularmente intenso entre 1995 e 2005, tendo a corrente de comércio se multiplicado por cinco, enquanto o total de comércio do Brasil com o mundo dobrou. Esse crescimento reflete um elevado dinamismo tanto das exportações quanto das importações bilaterais brasileiras.
Diversos trabalhos analisam a evolução do intercâmbio comercial entre os dois países e indicam que os efeitos do crescimento do comércio são percebidos de forma bastante diferenciada segundo os agentes econômicos. Se, para alguns, a China aparece como
“a nova rota da seda”1 – ou seja, um mercado potencial importante para as exportações brasileiras –, para outros, os produtos chineses são percebidos como concorrentes da produção brasileira, seja no mercado doméstico, seja em terceiros mercados.
Um locus importante para se avaliar em que medida o comércio com a China traz benefícios ou ameaças é o mercado de trabalho, visto que aí estão sendo gerados empregos em decorrência do aumento das exMarta Reis Castilho é do Deptamento de Economia da UFF.
E-mail: castilho@economia.uff.br.

2 RBCE - LATN

portações para aquele mercado, ao mesmo tempo que postos de trabalhos são potencialmente “ameaçados” pela entrada dos produtos chineses.
Nesse sentido, buscamos aqui avaliar como o

Relacionados

  • MEI - Microempreendedor Individual
    19689 palavras | 79 páginas