COMERCIALIZAÇÃO DA SOJA DO PONTO DE VISTA DA EMPRESA DMN

2065 palavras 9 páginas
SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar as ações de comercialização de soja em uma empresa agroindustrial, bem como informar as alternativas encontradas para o andamento das atividades. Para tal, pesquisou-se sobre as ações através de entrevistas por questionário (anexo I), conversa informal e outras publicações, buscando-se informações sobre a logística de transportes; aquisição e comercialização da soja como atividade fim da empresa.
A referida empresa, tratada aqui pelo nome fictício de DMN está situada em Cuiabá – MT desde 1999, conta com uma unidade no Terminal Portuário de Paranaguá (PR), e mais 11 APs (Armazéns Provisórios) distribuídos no interior do Mato Grosso, nas cidades de Sapezal, Rondonópolis, Cáceres, Querência, Canarana, Primavera do Leste, Itiquira, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina e Campo Novo dos Parecis. Considerada trading1, pois atua na compra e revenda de soja em grãos. ACS, gerente de operações da DMN, declara:
“A soja é um produto em alta e, nas últimas décadas tem se tornado importante tanto na produção agrícola brasileira quanto nas exportações. No Brasil, têm-se alguns Estados em destaque na produção de soja, e o Mato Grosso é muito interessante, produz em larga escala, com muitas dificuldades para o escoamento, é claro. No ranking dos países produtores de soja, ocupamos o segundo lugar, e o primeiro dos estados brasileiros.”

Esses dados podem ser corroborados pelos gráficos a seguir.

Quadro 1 Quadro 2 Fonte: Conab (2007) Fonte: Novoeste On Line (2013)

2 – aquisição e comercialização da soja

2.1 – COMPRA

A DMN tem um

Relacionados

  • oleos
    134855 palavras | 540 páginas
  • Ex EXT EF7 3B
    9656 palavras | 39 páginas