Comercialização

Páginas: 34 (8348 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2012
1-Introdução
1.1-Breves considerações
Como ja sabemos o Mercado é um mecanismo que pressupõe a existencia de um conjunto de entidades que procuram e/ou oferecem bens e servicos mediante um preco.

A finalidade de toda empresa é a obtenção de proveitos por meio das vendas isto e obter fundos em troca de bens e servicos que produz ou comercializa. Para isto precisa de uma estrategia ou planopara poder vender ou comercializar os seus produtos, baseando-se na producao as empresas passam a centrar a sua actuação no mercado (implantação de uma oferta aceitavel para os clientes e imporem-se como uma empresa /marca de confianca para os seus clientes). Estas estrategias encontram-se numa tecnica de gestão que se chama comercialização e é sobre a mesma que iremos falar no nosso trabalho.1.2-Conceitos gerais
Desde os primeiros tempos da sua existência que o homem necessita de bens para sobreviver como estes bens são escassos vê-se obrigado a repartir com outros entre os bens que a natureza lhe oferece. Assim nasce a ideia de posse.
Com a dificuldade de obtenção de determinados bens o homem sente a necessidade de trocar bens que possui por outros bens para podersatisfazer um maior número de necessidades.
Primeiros trocaram-se produtos mas mais tarde os homens começaram a trocar experiencias, conhecimentos ideais o que provocaram o desenvolvimento da humanidade.
Posteriormente surge a troca com intuito lucrativo ou seja o comércio. Comércio desenvolveu-se de uma forma cada vez mas acentuada porque o ser humano vive assediado por umvolume crescente de necessidades, que a cada momento procura satisfazer.
Ora, esses meios reconhecidamente capazes de satisfazer as necessidades recebem o nome de bens. Isto, que é pela utilização de bens que as necessidades humanas se satisfazem.
Daqui decorre a importância do processo de obtenção dos bens, pré-condição da satisfação das necessidades humanas. Ora, a obtenção dosbens pressupõe o dispêndio de um esforço tendente a alcançá-los. Quer dizer: os bens a ser produzidos, são chamados bens económicos, que requerem esforço humano para serem elaborados. Mas como? Mediante a utilização de recursos, os chamados factores de produção o homem, trabalho, capital e iniciativa empresarial.
Temos, pois, que os bens satisfazem necessidades, pelo que são designados.Desejamos o pão, a camisola, os livros, o cinema, a consulta médica, etc. E desejamo-los porque neles reconhecemos uma qualidade: a utilidade.
Contudo os bens depois de produzidos têm de ser encaminhados para o mercado, a fim de serem consumidos. A económica que torna os bens disponíveis para consumo denomina-se distribuição, englobando tarefas tais como: a armazenagem, o transporte, ocomércio, etc.
Daqui se infere que a actividade económica resulta da articulação entre a produção, distribuição e consumo.

* 1.2.1-Empresas
A actividade económica descrita é levada a cabo pelos chamados agentes económicos, que se destacam:
Empresas: são unidades económicas responsáveis pela satisfação das necessidades colectivas.
Pode se dizer que a empresa é:* Um organismo social;
* Um conjunto de meios humanos, matérias e financeiros;
* Um sistema de relações;
* Um centro de decisões.
* A empresa tem dois objectivos:
* Objectivos económicos;
* Objectivos sociais.


2-Comercialização e organização do processo
2.1-Comercialização
É uma actividade de troca cuja função e o abastecimento dos mercados. Assume anatureza de uma actividade intermediária entre a produção e consumo.

E agora definiremos alguns termos muito utilizados no marketing:
a)-Comércio: troca de produtos por dinheiro;
b)-Comercial: relativo a comércio, feito para dar lucro, conjuto de estabelecimentos comerciais;
c)-Comercialização: é o acto de pôr à venda;
d)-Comércio eletrónico: compras e vendas efectuadas através da internet;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comercializacao
  • comercialização
  • Comercialização dos meios
  • Comercialização Agrícola
  • Estrategias de comercialização
  • Comercialização de Energia
  • Estratégias de comercialização
  • estratégia de comercialização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!