Comercialização de palmito em conserva

Páginas: 16 (3860 palavras) Publicado: 20 de março de 2012
FACULDADE BATISTA DE VITÓRIA

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA








CLAUDIO PINTO ZORZANELLI











COMERCIALIZAÇÃO


DE


PALMITO EM CONSERVA




















VITÓRIA


2003






CLAUDIO PINTO ZORZANELLI











COMERCIALIZAÇÃO


DE


PALMITO EM CONSERVATrabalho acadêmico apresentado ao Programa de Graduação em Administração com Ênfase em Informática da Faculdade Batista de Vitória, como requisito para a disciplina de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.
Professor: André Ricardo Nahas.














VITÓRIA


2003



SUMÁRIO


1. OBJETIVO 4


2.INTRODUÇÃO 5


3. PROCESSO PRODUTIVO 7


3.1. MODELO DE TRANSFORMAÇÃO 7

3.2. FLUXOGRAMA DE PROCESSAMENTO 8

3.3. MEDIDAS DO PROCESSO PRODUTIVO: 9

4. METODOLOGIA APLICADA 10


5. REFERENCIAL TEÓRICO 11


6. ALGUNS ASPECTOS A SEREM ANALISADOS 14


6.1. QUALIDADE 14

6.2. CONFIABILIDADE 14

6.3. CUSTO E FLEXIBILIDADE 14

6.3.1. Custo 15

6.3.2.Flexibilidade 15

7. OBJETIVOS DE DESEMPENHO 16


8. COMPETITIVIDADE 17


8.1. INFLUÊNCIA DO CONSUMIDOR 17

8.1.1. Ganhadores de pedidos: 17

8.1.2. Qualificadores: 17

8.2. CICLO DE VIDA 18

9. CONCLUSÃO 19


10. REFERÊNCIAS 22


1. OBJETIVO

Avaliar a inclusão de produtos com a marca própria das redes de supermercados, analisando o impacto nos níveis de produçãoindustrial e agrícola e na política de desenvolvimento da marca própria da Coimex Agrícola S/A. Este estudo é necessário em função da grande preocupação com a inclusão da marca de um cliente, o que geralmente ocasiona um crescimento nos níveis de produção.


As vendas das marcas próprias dos clientes geralmente são comercializadas dentro de seu próprio estabelecimento, portanto com uma tendênciade crescimento, deixando os demais em segundo plano.


A grande preocupação das indústrias é encontrar o ponto de equilíbrio (break even) entre as sua própria marca e a marca de terceiros, para que não ocasione vulnerabilidade com a concentração da produção em poucos clientes.


2. INTRODUÇÃO

Coimex Agrícola S/A, empresa capixaba, pertencente ao Grupo Coimex, criada em 1980 com objetivosiniciais de exploração da atividade de pecuária de corte e silvicultura. Com o crescimento da atividade de importação e sendo uma empresa beneficiada pelo FUNDAP - Fundo de Desenvolvimento de Atividades Portuárias, a Coimex Trading, acionista majoritária da Coimex Agrícola, apurava créditos de ICMS - Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e conforme determinava a legislação, partedestes créditos deveriam ser investidos em projetos geradores de atividade econômica dentro do Estado do Espírito Santo.


Em razão do exposto a Diretoria da Coimex Agrícola foi determinada pelo Conselho de Acionistas do Grupo Coimex a procurar atividades produtivas que tivessem viabilidade física, econômica e financeira. Face às dificuldades existentes dentro do próprio Estado, com concentraçõesde pesquisas na cafeicultura e pecuária principalmente, após alguns levantamentos realizados em conjunto com BANDES - Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, criou-se o PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE PÁLMACEAS PRODUTORAS DE PALMITO. Este estudo teve como base algumas informações coletadas junto aos órgãos fiscalizadores, sociedade civil e entidades não governamentais.


Apreocupação dos governantes brasileiros com a preservação do nosso meio ambiente ainda deixa a desejar, no entanto as organizações não governamentais têm enfatizado este problema com muita veemência nas ultima décadas.


Um dos produtos que mais sofre este tipo de pressão é o palmito, iguaria de grande consumo nas mesas dos brasileiros, pois a maioria dos produtos oferecidos dentro dos potes são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • palmito em conserva
  • Botulismo alimentar: riscos oferecidos pelo processamento inadequado de palmito em conserva
  • palmito
  • Conservas
  • Comercialização
  • Conservas
  • comercializacao
  • comercialização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!