comentário_HILL, Christopher. O mundo de ponta cabeça: idéias radicais durante a revolução inglesa de 1640. São Paulo: Cia das letras, 1987.

740 palavras 3 páginas
Texto:
HILL, Christopher. O mundo de ponta cabeça: idéias radicais durante a revolução inglesa de 1640. São Paulo: Cia das letras, 1987.

Comentário

Em seu texto, o mundo de ponta cabeça, Chistopher Hill trata a história da Revolução Inglesa como um movimento não só das classes dominantes, mas também das classes inferiores. Para isso, apresenta o contexto político e religioso, visto que a formação do nacionalismo está identificada com a religião protestante. O autor introduz, uma novidade nesse contexto revolucionário: as classes populares. Há apresentação remete a uma contextualização dos acontecimentos que mudam a estrutura política inglesa. A desastrosa política iniciada com Jaime Stuart, que substitui Elizabeth no trono. Caracteriza a Revolução Inglesa como um dos principais eventos da historiografia inglesa, juntamente com a Reforma Henriquina e a Revolução Industrial. A Reforma representa uma ruptura não só com Roma, mas também com a Espanha. E a Revolução Industrial consolida o deslanche Inglês e sua superioridade mercantil. A Religião é o foco da revolta, já que Jaime I é católico e a aristocracia não. O interesse do autor não é contar a história do exercito e do Parlamento que derrotaram Carlos I e estabeleceram a republica de curta duração. Seu interesse esta nas tetantivas do povo de imporem suas soluções opondo-se aos ditos melhores. Seu assunto é a revolta dentro da revolução. Afirmando inclusive, haverem duas revoluções. O texto evidência tensões internas na Inglaterra, comentando as hostilidades entre classes, tanto do povo comum para com a alta e pequena nobreza quanto o inverso. Explica também a importância de Londres como refugio das vítimas dos cercamentos dos campos, que encontravam na capital maiores possibilidades. O ódio dos cidadãos comuns aos fidalgos é muito enfatizado no texto, assim como o inverso. Já que segundo o autor em 1645 o povo comum forma um terceiro partido, opondo-se aos realistas e aos

Relacionados