Comentarios sobre a primeira decada do tito livio

Páginas: 2 (473 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014
Em Comentários Sobre a Primeira Década de Tito Lívio, Maquiavel faz uma análise sobre a história política de uma Roma republicana. Maquiavel influência o debate sobre o conceito de liberdade,deixando em aberto a questão da virtude cívica como imprescindível nos cidadãos de uma sociedade política bem como a necessidade de haver modos de estimulá-la, sendo a virtude pressuposto para a liberdade.Desse modo, a obra de Maquiavel procura, segundo Tito Lívio, meios de alcançar a cura dos problemas políticos ocorridos na Itália de seu tempo. Maquiavel inicia a obra discorrendo sobre como seoriginaram as cidades. No primeiro caso de naturais do pais que fundam a cidade, esta foi estabelecida através da união de um grupo de cidadãos que desejavam viver em maior segurança; no caso dosestrangeiros, por desejarem manter o território conquistado, fundando colônias ou mesmo para destacar glória do Príncipe.

Segundo Maquiavel há três espécies de governo consideradas por eleformas boas: o monárquico, o aristocrático e o popular. Essas formas de governo podem se transformar em despotismo, oligarquia e anarquia, respectivamente. Afirma que nenhuma destas formas é estável,estão sempre se revezando, formando um ciclo vicioso. Ele afirma não existir vantagens e nenhuma dessas formas de governo por que nenhuma é duradoura e suas formas distorcidas possuem essencialmente acaracterística da corrupção.Dessa for, um legislador deve escolher um sistema de governo onde participem todas essas formas. Maquiavel acredita, ainda, que todos os princípios corrompem-se edegeneram-se, a ser possível ser corrigido somente via acidente externo (fortuna) ou por sabedoria intrínseca (virtù).
Em seguida, Maquiavel aponta os acontecimentos que levaram à criaçãodos tribunos romanos, que se originaram dos conflitos entre nobres e pebleus, e se instituíram para garantir a segurança do povo, mantendo o equilíbrio entre o povo e o senado. Sendo assim, ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro “comentários sobre a primeira década de tito lívio – discorsi”
  • Resumo: comentários sobre a primeira década de tito lívio “discorsi”
  • Livro : comentários à “primeira década” de tito lívio
  • primeiras décadas depois da escravidão
  • Nas primeiras decadas do seculo XVI
  • primeiras decadas apos a escravidão
  • primeiras décadas do segundo reinado
  • As primeiras décadas depois da escravidão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!