comentario sober as pedreidars na serra da arrabida

871 palavras 4 páginas
Comentário sobre o Documentário relativo ao parque natural da Serra da Arrábida
Documentário: O Triunfo das Pedras
O documentário retrata a construção urbanística e principalmente as pedreiras e sua consequente exploração mineral na Serra da Arrábida o que veio provocar danos irreversíveis a esta importante zona demarcada como parque natural protegido. As Pedreiras abrangem uma extensão de 320 hectares, as quais tem um contributo muito negativo para a prosperidade do parque natural. São de enumerar diversos aspectos negativos onde estão implementadas as explorações.

A serra está a ser totalmente destruída e descaracterizada por completo, devido à exploração das pedreiras, pois são feitas incursões pela serra a dentro, abertas valas enormes em forma de socalcos, onde não é feita uma posterior recuperação paisagística. Devido a explosões feitas para a extração dos minérios, vieram danificar ou até mesmo destruir grutas costeiras ao nível do mar onde habitam enormes colónias de morcegos e existe uma enorme diversidade geológica onde há a presença de estalagmites e estalactites. Para taparem as pedreiras desactivadas encheram-nas com lamas contaminadas vindas da construção do metro e da expo 98. As plantas vêm-se impedidas de fazer a fotossíntese devido ao pó que é produzido com os trabalhos e consequentemente atrofia o seu crescimento. Em três décadas dizimou-se o que a natureza construiu em milhares de anos.
Os Recursos explorados na Serra da Arrábida são o calcário para a produção de cimento e brita fornecidos para obras feitas na grande lisboa, Península de Setúbal e até o Alentejo, para esse efeito foram extraídos 10 milhões de toneladas de calcário. Devido aos apoios da comunidade Europeia e a conjuntura económica na altura ser boa, pois não se vivia nem se falava na crise, as obras públicas iam a bom porto, estava-se a construir a expo 98, o metro e a ponte Vasco da Gama, devido a esse facto existia a necessidade da exploração mineral massiva. De onde

Relacionados