Comenta rio a canc a o Portugal na CEE

277 palavras 2 páginas
Comentário à canção “Portugal na CEE” da banda GNR

Esta música do ano de 1981 é sobre a adesão de Portugal à Comunidade
Económica Europeia. O nossa país estava preste a fazer parte de uma comunidade de partilha e entreajuda de vários países, estava a entrar num mercado comum, como diz na letra da canção.
O pedido de adesão à CEE, estruturado a 28 de março de 1977, teve por base motivos políticos, uma vez que seria uma forma de afirmação a nível mundial, acabando com o isolamento em que o Estado Novo deixara o país antes do 25 de abril de 1974. Os objetivos de relação com a CEE dos líderes portugueses eram bem mais profundos do que os que tinham sido acordados em 1972 por Marcello Caetano e que se cingiam meramente ao plano económico e comercial. Assim, em 1976 procedeu-se à a assinatura dos protocolos adicionais, de âmbito mais alargado, firmados em
Bruxelas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da época, Medeiros Ferreira.
Estavam lançados os alicerces para uma candidatura formal. Este processo contava com dois entraves. Internamente, os partidos políticos saídos da Revolução de abril defendiam posições diferenciadas: o Partido Comunista e a extrema esquerda opunham-se vivamente, já que a CEE simbolizava o capitalismo; os partidos de direita entendiam a CEE como sinónimo do fim da identidade nacional e da produção interna. A nível externo havia que congregar o apoio dos nove, algo relutantes à admissão de novos membros. A ação diplomática do primeiro-ministro, Mário Soares, levou à aceitação do pedido, mas o processo até à integração revelou-se moroso, sendo a integração apenas assinada a 12 de junho de 1985.

Relacionados