Coment Rio REI Felipe Simonetti

277 palavras 2 páginas
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Relações Econômicas Internacionais
Professora Jessica Máximo
Felipe de Castro Simonetti

O que muito se trata nas temáticas que envolvem as Relações Internacionais é o marco que foi o tratado de Westphalia que deu fim à Guerra dos Trinta Anos e marcou uma relativa paz. Tal tratado levou a novos conceitos acerca da relação (ou inter-relação) entre os países que criou o conceito de soberania política e territorial vigente (na visão de diversas pessoas) até hoje.

Apesar disso, vale questionar se isso realmente ocorre e ocorreu e é sobre isso que Andreas Osiander aborda em "Soverignty, International Relations, and the Westphalian Myth", que traz interpretações alternativas sobre o que ocorreu.

Seguindo o pensamento, vale reconhecer que Westphalia não levou à uma inovação, mas talvez à uma oficial afirmação do que antes já acontecia com entidades "não-soberanas". Osiander fixa a ideia de que o tratado ganhou tal fama a partir de prerrogativas que levariam à uma ideia propagandista feita por historiadores contrários à Habsburgo, aspirando ao menos uma pausa nas intenções hierárquicas liderados pela referida família.

Considero, o momento pouco importante, mas o que aconteceu que possui caráter mais significativo. Independente do defendido por Osiander, que historicamente é bem fundamentado, é importante acreditar que mudanças ocorreram na composição da ordem mundial e que a partir do referido momento os Estados puderam garantir seu exclusivo poder em seu território, e mais, a soberania religiosa dos povos.

Assim, é razoável considerar que os acordos levaram a resultados além da origem das Relações Internacionais, mas talvez a algo que desembocaria em outros marcos.

Referêncais:
Osiander, Andreas (2001), "Sovereignty, International Relations, and the Westphalian Myth"

Relacionados

  • Roidz Profiles 4
    196258 palavras | 786 páginas
  • E JTJ Vol04
    352472 palavras | 1410 páginas
  • Filosofia Medieval Latina Bibliografia Dispon Vel
    276990 palavras | 1108 páginas