Coment Rio Do Document Rio Napepe Net

566 palavras 3 páginas
Comentários sobre o documentário Napëpë

O caso do sangue dos Yanomami é uma situação que demonstra mais uma vez o sentimento de superioridade do "homem branco" perante o povo indígena. O documentário Napëpë retrata essa situação mostrando os dois lados e posicionamentos da história. O que aconteceu com os Yanomami é um grande ato de dominação e desrespeito cultural. O que para os ciêntistas era apenas uma amostra sanguínea, para os índios era carregado de sentido cultural, espiritual e simbólico. A questão maior que é levantada pela problemática trazida no documentário, é a da ética na pesquisa.
A questão também falada no documentário sobre as brigas físicas são também uma prova de simbolismo mal interpretado e expresso de forma errada pelo "homem branco". Como Davi exlica no documentário, as brigas tinham atribuições e sentidos específicos e diferentes do que foi representado nas publicações como o The Fierce People. Ambas as questões parecem não terem sido compreendidas pelos "homens brancos" pela forma como estes interpretaram as opniões, crenças indígenas e ações dos índios, atribuindo a estas, as opniões e interesses de suas culturas pessoais.
O que é destacado no documentário também é a falha comunicação por parte dos pesquisadores para com os índios. Tal detalhe parece configurar uma diminuição da raça indígena, demonstra um traço de superioridade, como se os índios não devessem entender para que seria usado o seu sangue e como se estes não pudessem compreeder. Sem dúvidas, há toda uma formação acadêmica que confere aos pesquisadores grande sabedoria e entendimento sobre questões de genética e biológicas, porém, como é sabido e até ultilizado por nós, os índios detem também profunda sabedoria sobre questões naturais e humanas, o que demonstra que estes não seriam incapazes de compreender, pelo menos, basicamente o que era pretendido com tal coleta sanguínea e de outros materiais fisiológicos tendo assim a chance de constatar se isso interferiria em

Relacionados