Coment rio da Li o da Escola Sabatina Ligado na Videira izabel

2053 palavras 9 páginas
Comentário da Lição da Escola Sabatina Ligado na Videira – Lição 10 –Introdução (29 de novembro). Tiago foi claro: “Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão. As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça; o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias. Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Tendes vivido regaladamente sobre a terra; tendes vivido nos prazeres; tendes engordado o vosso coração, em dia de matança; tendes condenado e matado o justo, sem que ele vos faça resistência” (5:1-6).
Porém, embora eu tenha dito que Tiago foi claro através destes versículos, também é necessário que eu diga o seguinte: A lição a ser tirada do texto bíblico desta semana nada tem a ver com desforra do pobre em cima do rico. A Lição não pode ser usada como chicote. Ela não nos dá o direito de nos arrogarmos juízes. Entendo que o apóstolo tenha mais uma vez tocado no assunto no intuito de repreender e chamar para o arrependimento aqueles que amam o dinheiro, e, mesmo assim, ele não deixou de ser redentivo com essas pessoas. É uma repreensão para despertar, e provocar uma atitude diferente. Além disso, lembremos que este tema faz parte de um contexto.
Por outro lado, e ampliando a questão, por que queremos tanto ser ricos? Se há tantas advertências, por que trouxemos para nós a teologia da prosperidade? Por que colocarmos nossa salvação, e a de nossos filhos, e a da igreja, em risco?
Mais ainda: é verdade que o texto bíblico é sobre a riqueza material (patrimônio e dinheiro), mas nós não precisamos nos ater somente a esse tipo de posse. Há muitas coisas que possuímos que nos afastam da afeição

Relacionados