COMENTÁRIOS SOBRE O TEXTO “SEGUNDO TRATADO SOBRE O GOVERNO CIVIL”, DE JOHN LOCKE

Páginas: 3 (719 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014
COMENTÁRIOS SOBRE O TEXTO “SEGUNDO TRATADO SOBRE O GOVERNO CIVIL”, DE JOHN LOCKE

Nome: Jeferson Prado


Uma leitura atenta da obra de Locke nos revela que o autor estava, em boa parte dotempo, com os escritos de Hobbes, de quem em muito discordava de suas concepções políticas, em mente. De fato, Locke parece escrever indiretas à Hobbes o tempo todo, embora não cite seu nome em nenhumaparte do texto, como segue em alguns trechos:

Isto revela de maneira evidente que a monarquia absoluta, que alguns homens consideram como a única forma de governo do mundo, é na verdade inconsistentecom a sociedade civil, e por isso não poderia constituir de forma alguma um governo civil. (LOCKE, 2001)

Aquele que acha que o poder absoluto purifica o sangue do homem e corrige a baixeza danatureza humana precisa ler a história de nosso século, ou de qualquer outro, para se convencer do contrário. (LOCKE, 2001)

Os fragmentos acima mostram claramente a oposição existente entre opensamento de Hobbes e Locke. Enquanto o primeiro defende a existência de um rei, de um absoluto no poder responsável pela criação das leis gerais como forma mais eficiente de manter a ordem e garantir a vida,o segundo é radicalmente contra, defendendo uma sociedade civil em que um grupo de homens, com o consentimento da população geral, se unam e formam assim o governo, que irá governar não sob suaprópria vontade, mas visando sempre o bem geral da população.
Além disso, Locke tem uma visão interessante sobre o estado de natureza, que também se difere da de Hobbes. Para ele, o estado de natureza nãoé um estado de guerra como diria o defensor do absolutismo, mas um estado onde os homens gozam de liberdade, igualdade e de poder executivo. Se num primeiro momento isso parece suficiente para aexistência humana, o autor argumenta que o estado de natureza, de ausência de sociedade civil, é um estado onde a incerteza reina. O homem está sempre sob ameaça de ataques e invasões de outros à sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • : Segundo tratado sobre o governo civil, john locke
  • John locke e o segundo tratado sobre o governo civil
  • John Locke
  • Fichamento: john locke
  • segundo tratado sobre o governo
  • Fichamento segundo tratado sobre o governo john locke
  • Resenha: o segundo tratado sobre o governo civil john locke
  • Ficha do livro: segundo tratado sobre o governo civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!