Comentário ao discurso de cavaco silva (dia 5 de outubro de 2012)

Páginas: 2 (350 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
O Presidente começa o seu discurso, do dia 5 de Outubro de 2012, a falar-nos da crise em que o país se encontra e em como tem de se pensar naqueles que são mais desfavorecidos. Não aprofundandomuito este assunto, quando todo o país esperava que este fosse o tema principal, pois este foi direcionado por um caminho mais “futurista”. Quase todo o que foi dito por Cavaco Silva, fala o quãoimportante é o futuro do nosso país. E passo a citar: “Portugueses, por muito difícil que seja o presente, não podemos abdicar de uma linha de rumo que nos sirva de orientação, uma estratégia nacionalque antecipe os desafios que iremos enfrentar num horizonte de médio e longo prazo.”
Nas palavras do nosso Presidente da Republica “o futuro (…) já é o presente. O futuro são os jovens do nossopaís.” A partir deste ponto do discurso tudo é direcionado para a educação, tal como no 1º 5 de Outubro. Para mim, como estudante e parte do “futuro de Portugal” fico contente que a nossa geração sejamencionada num discurso tão importante, mas há aqueles que têm uma opinião diferente. Muitos políticos e grande parte da população achou o discurso de Cavaco um dos piores de sua história comoPresidente, simplesmente (e isto na minha opinião) porque estavam à espera que toda a atenção estivesse direcionada para a desgraça financeira em que nos colocaram.
Mas se pensarmos bem, Cavaco Silvafalou, em todo o seu discurso, o que todos queriam ouvir. Se a nossa geração é o futuro, podemos também ser a resposta para esta crise económica. Quem sabe se neste momento, a pessoa que vai tirar opaís da desgraça está na escola a terminar o seu curso? Já alguém parou para pensar que a resposta para a crise pode estar na cabeça de alguém que não tem dinheiro para estudar?

Se nos deixar-mosaprisionar nesta crise, quem vai cortar as cordas que asfixiam a economia portuguesa?

Como Cavaco disse “Olhemos para o futuro, não nos deixemos aprisionar pelo imediatismo de um presente muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cavaco silva
  • Cavaco silva
  • O 5 De Outubro
  • 5 de outubro
  • 5 de Outubro
  • No dia 19 de outubro de 1913
  • acontece no dia 31 de outubro
  • Revolução 5 Outubro 1910

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!