Comentário acerca da p.188, Teoria Crítica..., Luiz F. Coelho

Páginas: 3 (514 palavras) Publicado: 31 de maio de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE DIREITO
Primeiro semestre de 2015
Introdução à Ciência do Direito
Prof. Arnaldo Afonso Barbosa
Diego Augusto dos Santos Baião
Turma B

Comentar:“... a dogmática jurídica é uma teoria do direito positivo, o qual estabelece uma ordem social que interessa fundamentalmente aos setores da sociedade que dela se beneficiam. Essa visão retrospectiva edescritiva, pressuposta na atitude zetética, acaba por cumprir um papel de legitimação daquela mesma ordem social.” (p.188, Teoria Crítica..., Luiz F. Coelho)

Para entendermos o posicionamento de LuizF. Coelho em "Teoria Crítica do Direito" é necessário que tenhamos em mente certos preceitos e conceitos que nos aproximem do conhecimento geral quanto à relação entre o direito positivo e duasvertentes de análises teóricas que afluem dele; a zetética e a dogmática. 
Se analisarmos o direito positivo como uma leitura prática e aplicada de preceitos básicos que constituem o direito natural,podemos ver como ele se baseia neste segundo para estabelecer decisões, mas não se limita a ele a fim de evitar um esvaziamento que tornaria o direito impraticável no âmbito jurídico. Ou seja: o diretopositivo se elabora e se desenvolve a partir do direito natural, mas não se restringe pela falta de aplicabilidade generalizada deste, como cita o autor Alexandre Araújo Costa “A análise de um jurista,por mais genial que ele seja, não pode extrair do direito natural o que nele não se encontra. E ele é formado apenas por princípios gerais, cuja concretização se dá por meio de uma atividade criativaque não se limita a desvelar normas implícitas. E é esse elemento criativo que permite que o direito de cada época seja adequado ao contexto histórico em que ele se desenvolve. Assim, mesmo que osprincípios naturais permaneçam inalterados, os modos de sua efetivação precisam ser constantemente adaptados aos valores sociais dominantes, tarefa que é desempenhada pelo direito positivo" 
Assim, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA SOBRE A TEORIA CRITICA DO DIREITO DE LUIZ FERNANDO COELHO
  • As Teorias P S Criticas TRABALHO DE LETICIA
  • COMENTÁRIOS ACERCA DE BOCAGE
  • Comentario a um artigo de luiz
  • COMENTARIOS ACERCA DA MATRIZ MARXISTA
  • Breve comentário acerca da gestalt
  • comentarios acerca do instituto da servidão
  • Luiz Eduardo P. Baronto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!