comenius

Páginas: 3 (506 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2014
 TENDÊNCIAS LIBERAIS


TRADICIONAL: Tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitivados alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão. Sua metodologia é baseada na memorização, o que contribui para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva.RENOVADA: A educação escolar assume o propósito de levar o aluno a aprender e construir conhecimento, considerando as fases do seu desenvolvimento. Os conteúdos escolares passam a adequar-se aosinteresses, ritmos e fases de raciocínio do aluno. Sua proposta metodológica tem como característica os experimentos e as pesquisas. O professor deixa de ser um mero expositor e assume o papel de elaborarsituações desafiadoras da aprendizagem. A aprendizagem é construindo através de planejamentos e testes. O professor passa a respeitar e a atender as necessidades individuais dos alunos.

RENOVADA NÃODIRETIVA: Há uma maior preocupação com o desenvolvimento da personalidade do aluno, com o autoconhecimento e com a realização pessoal. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indode encontro aos interesses e motivação do aluno. São incluídas atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal, acentuando-se a importância dos trabalhos em grupos. Aprender torna-seum ato interno e intransferível. A relação professor-aluno passa a ser marcada pela afetividade.

TECNICISTA: Enfatiza a profissionalização e modela o individuo para integrá-lo ao modelo socialvigente, tecnicista. Os conteúdos que ganham destaque são os objetivos e neutros. O professor administra os procedimentos didáticos, enquanto o aluno recebe as informações. O educador tem uma relaçãoprofissional e interpessoal com o aluno.






TENDÊNCIAS PROGRESSISTAS

LIBERTADORA: O papel da educação é conscientizar para transformar a realidade e os conteúdos são extraídos da pratica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comenius
  • Comenius
  • Comenius
  • Comenius
  • comenius
  • Comenius
  • Comenius
  • Comenius

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!