Comdinaçãoes

320 palavras 2 páginas
Combinações

A fim de dimensionar e verificar estruturas em seus ELU e ELS deve-se considerar a ação de cargas permanentes e variáveis combinadas. Os vários tipos de combinações de ações levando em conta a probabilidade de ocorrência são definidos pela NBR6118. É importante salientar que efeitos favoráveis devem ser considerados com cautela para que não ocorra subdimensionamento. * Combinações no ELU
Tipos de carregamento:
-Combinações Normais: considera a ação do carregamento normal presente em todo o período da estrutura. Sempre deve ser considerado para o cálculo do ELU. A ação de cálculo resultante da combinação para esse tipo de carregamento é:

(Mayara, se vc já tiver colocado essa tabela pode apagar)
- Combinações especiais: Também chamadas de Combinações de Construção divergem das combinações normais apenas pela substituição da variável principal pela variável especial. Quando essa variável especial ocorrer num período de tempo muito curto ou tiver pouv=ca probabilidade de ocorrer pode-se substituir ser fator redutor do ELU pelo seu correspondente no ELS para ações variáveis quase permanentes. Sua resultante é dada por:

- Combinações Excepcionais: * Combinações no ELS
A NBR define:
- Combinações quase permanentes: são as que atuam durante grandes intervalos de tempo na estrutura. Os valores das variáveis são quase permanentes. São considerados para verificação dos EL de deformações excessivas. Ação dada por:

- Combinações frequentes: são recorrentes durante o tempo de vida da estrutura, atuam em períodos na ordem de 5% do tempo. A variável principal assume o valor da ação que se repete, sendo que as demais variáveis tem valor quase permanente. São consideradas para verificação dos EL de formação de fissuras, abertura máxima de fissuras e vibração excessiva. Resultante da ação dada por:

- Combinações raras: devem atuar apenas poucas horas na estruturas. A variável principal assume o valor característico da ação

Relacionados