comclusão venezuela

764 palavras 4 páginas
71403 os modelos conservadores, que, ao centrarem a intervenção nos núcleos familiares, delegam para o âmbito privado das relações responsabilidades que são coletivas e públicas.
Nessa medida, política social é analisada sob um enfoque dialético, partindo da critica à sua aparência fenomênica na realidade, até sua caracterização na totalidade: o modo de produção capitalista, lugar e instrumento de manutenção das relações capital/trabalho, dentro dos parâmetros aceitáveis para a acumulação. Ademais, retomam-se os determinantes do capitalismo periférico latino-americano, para explanar os agravantes que impedem sua operacionalização no continente, até mesmo minimamente para manter a reprodução da força de trabalho.
Deste modo, insistimos na importância de pensar política social além do horizonte da mera estratégia de acomodação dos conflitos, referenciando seu potencial político e situando sua processualidade histórica, inserindo-as no bojo da disputa pelo excedente econômico expropriado das massas.
Segundo Paiva (2007), nutridas pela perspectiva da luta de classes, as políticas sociais são engrenagens reconhecidamente especiais para democratização dos sistemas de transferências de receitas públicas, invertendo o atual fluxo político, de exclusivo mecanismo de financiamento da acumulação do capital podem ser transformadas, pela mobilização protagônica da população, em estratégias de expansão e garantias sociais.
Nesse ínterim, a pesquisa que realizamos nesse trabalho, sobre o gasto social em
Brasil e Venezuela, se deu no sentido de verificar se ambos os países de fato buscam rupturas com o atual modelo, na direção de uma nova dimensão política com perspectivas emancipatórias, pois, sendo assim, poderia representar uma coalizão estratégica para a reversão da pobreza e da dependência.
A partir dos dados empíricos apresentados na seção 3, constatou-se que Brasil e
Venezuela – por partilharem dos mesmos processos históricos

Relacionados

  • perguntas
    21330 palavras | 86 páginas