Combustiveis fósseis

Páginas: 7 (1686 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2012
1. INTRODUÇÃO
Os combustíveis fósseis são substâncias de origem mineral, formados pelos compostos de carbono. São originados pela decomposição de materiais orgânicos, porém este processo leva milhões de anos. Logo são considerados recursos naturais não renováveis. 
Os combustíveis fósseis mais conhecidos são: gasolina, óleo diesel, gás natural e carvão mineral. A queima destescombustíveis é usada para gerar energia e movimentar motores de máquinas, veículos e até mesmo gerar energia elétrica (no caso das usinas termoelétricas). 
A queima destes combustíveis gera altos índices de poluição atmosférica. Logo, são os grandes responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global. 




















2. ORIGEM DO PETRÓLEO


O petróleo éconhecido há milhares de anos nas regiões onde surgia espontaneamente na superfície. Era usado pelos povos antigos do Oriente Médio para cobrir construções, como lubrificante, como combustível para aplicações diversas e até para aplicações medicinais. 
A teoria mais aceita da origem do petróleo é que seja um oriundo de substâncias orgânicas.
Com base nessa teoria, o petróleo tem uma maiorprobabilidade de ser encontrado onde houve rochas sedimentares e acumulação de restos orgânicos.


1. COMPOSIÇÃO

O petróleo constitui uma composição de hidrocarbonetos que pode se mostrar em fase gasosa (Gás natural), líquida (óleo) ou sólida (xisto). Geralmente, é no formato liquido que o petróleo é encontrado.
Os hidrocarbonetos que formam o petróleo são constituídos decadeias orgânicas variadas, de diferentes tamanhos e formatos, conforme composição típica: 
Parafinas normais 14%
Parafinas ramificadas 16%
Parafinas cíclicas (naftênicas) 30%
Aromáticos 30%
Resinas e asfaltenos 10%

• O petróleo brasileiro é essencialmente de base parafínica (pouca afinidade= baixa reatividade química), assim como o do Estados Unidos .

Parafinas é um outro nome paraos alcanos, que são hidrocarbonetos formados por cadeias carbônicas saturadas (aquela que apresenta apenas ligações simples onde todos os carbonos estão ligados a um átomo de hidrogênio). O alcano mais simples é a molécula de metano: 






O metano é um hidrocarboneto alcano com apenas um átomo de carbono, mas os alcanos formadores do petróleo podem ter até 45 carbonos em suas cadeias.Esta composição diversificada permite que diferentes substâncias possam ser obtidas de uma única fonte, ainda relativamente barata e abundante.  Estas substâncias tanto podem ser combustíveis de diferentes aplicações quanto matérias primas de utilizações diversas. Sem esta opção variada de alternativas químicas oferecidas pelo petróleo, seria preciso sintetizar as cadeias orgânicas necessárias àsdiferentes aplicações, o que tornaria o processo muito mais trabalhoso e caro. 

3. ORIGEM DO GÁS NATURAL

O gás natural é uma mistura de vários gases, e o principal é o metano. É resultado da transformação de fósseis de animais e plantas que existiam na pré-história. O território brasileiro, especialmente a região litorânea, é rico em gás natural, o que garante seu abastecimento pormuitos anos. Pode ser extraído de reservas que ficam nas montanhas ou no fundo dos oceanos.

O gás natural não tem cor, cheiro e nem gosto, mas queima com muita facilidade. Seu odor é fruto da adição de produto químico, a fim de garantir sua percepção em eventual caso de vazamento.

1. COMPOSIÇÃO

A composição do gás natural pode variar muito, dependendo de fatores relativos aoreservatório, processo de produção, condicionamento, processamento e transporte. De uma maneira geral, o gás natural apresenta teor de metano superiores a 70% de sua composição, densidade menor que 1 e poder calorífico superior entre 8.000 e 10.000 kcal/m3, dependendo dos teores de pesados (etano e propano principalmente) e inertes (nitrogênio e gás carbônico).

A composição molar típica se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Combustíveis fósseis
  • Combustíveis Fósseis
  • Combustíveis fosséis
  • Combustiveis Fosseis
  • Combustiveis fosseis
  • Combustíveis fosseis
  • combustiveis fosseis
  • Combustiveis fosseis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!