Combustíveis fósseis

Páginas: 9 (2060 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2012
INTRODUÇÃO



Os combustíveis fósseis são as maiores fontes da energia consumida atualmente no mundo, suprindo cerca de 85% da energia primária. As reservas economicamente extraíves de petróleo, gás natural e carvão podem se esgotar ainda neste século.
A demanda de energia aumenta devido ao crescimento da população mundial, a industrialização, desenvolvimento econômico nos paísessubdesenvolvidos e tendência mundial a maiores consumos e mobilidade.
Na seqüência, pretendemos delinear os principais tipos de combustíveis fosseis e seus impactos ambientais. Ao fim, delinearemos as conclusões obtidas a respeito da realização deste.
O referencial bibliográfico empregado no decorrer do trabalho contribui para o melhor aprendizado dos temas propostos.
 
 Combustíveis Fósseis

Existem três grandes tipos de combustíveis fósseis: o carvão, o petróleo e o gás natural. Os três foram formados há milhões de anos atrás na época dos dinossauros, daí o nome de combustível fóssil. Derivam de restos de plantas e animais soterrados juntamente com os sedimentos que formam as rochas sedimentares. O tipo de combustívelfóssil formado depende da matéria orgânica original e da sua história geológica.


 Como se forma o carvão?
 
            Formado a partir do soterramento e compactação de uma massa vegetal em ambiente anaeróbico, em bacias pouco profundas (cerca de dezenas a centenas de metros). A transformação da matéria orgânica em carvão é devida principalmente ao aumento de pressão e temperatura, aliados àtectônica. Os elementos voláteis e a água presentes na matéria orgânica original são expelidas, gerando uma concentração relativa de carbono cada vez maior. A principal matéria prima do carvão é a celulose, e, dependendo das condições de pressão e temperatura, e do tempo de sua atuação, sua transformação pode gerar, progressivamente, turfa, linhito, carvão (carvão betuminoso), ou antracito, deacordo com o grau de carbonificação.
            O carvão é denominado húmico quando formado a partir de vegetais superiores de origem continental ou paludal e sapropélico ou saprotético, quando gerado a partir de algas marinhas. Hoje os carvões húmicos perfazem cerca de 95% das reservas conhecidas de carvão no mundo.
            Os ambientes propícios à formação de carvão são bacias rasas, deltas,estuários ou ambientes pantanosos, relativamente mal oxigenados.
 






O carvão brasileiro

  As usinas termelétricas, as indústrias e os altos fornos siderúrgicos estão entre os consumidores de carvão. Nosso país possui poucas jazidas carboníferas e de teor calorífero mais baixo do que o carvão do hemisfério norte. Somos importadores porque nosso consumo é superior à produçãointerna. Importamos dos Estados Unidos, da Ucrânia, da África do sul, Austrália, da china e da polônia.
            Os carvões minerais explorados no Brasil são do tipo húmico, originados a partir de tecidos lenhosos, celulose, esporos, ceras, resinas, géis, betumes e hidrocarbonetos derivados de uma paleoflora e por diversas espécies de gimnospermas, pteridófitas (samambaias), licófitas e esfenófitasextintas.
            O carvão é produzido no Brasil principalmente nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
Problemas ambientais
 
            No início do século 20, poucos cuidados de preservação ambiental foram tomados. Com isso, muitas áreas produtoras de carvão mineral têm sofrido as conseqüências indesejadas de tal atitude.
            Por se formar sob condiçõesanóxicas, o carvão mineral é comumente associado a sulfetos, principalmente à pirita. Exposta à ação do oxigênio do ar e da água, a pirita sofre oxidação, gerando uma solução de ácido sulfúrico e sulfato ferroso, que é a principal fonte poluidora. Quando estes produtos alcançam os cursos d’água, acidificam as águas, aumentando o teor de sulfato, e desencadeando uma série de reações químicas, como a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Combustíveis fósseis
  • Combustíveis Fósseis
  • Combustíveis fosséis
  • Combustiveis Fosseis
  • Combustiveis fosseis
  • Combustíveis fosseis
  • combustiveis fosseis
  • Combustiveis fosseis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!