Combbustão

511 palavras 3 páginas
COMBUSTÃO A combustão é um processo no qual um reagente oxidante atua rapidamente com um combustível e com o Oxigênio presente na atmosfera, liberando energia térmica, geralmente na forma de gás.
Esse processo é utilizado para a obtenção de calor, embora, algumas vezes, tem por finalidade a obtenção de luz e/ou produto químico por exemplo. A combustão completa é o processo que leva as substâncias combustíveis à sua forma mais oxidada, sendo assim a queima dela produz calor e chamas e se processa em ambiente rico em comburente. A combustão incompleta não há o suprimento de oxigênio para que ela ocorra de forma completa. O reagente irá queimar em oxigênio, mas poderá produzir inúmeros produtos. Quando um hidrocarboneto queima em oxigênio, a reação gerará dióxido de carbono, monóxido de carbono, água, e vários outros compostos como óxidos de nitrogênio, dependendo da composição do combustível. A combustão incompleta é muito mais comum que a completa e produz um grande número de subprodutos.
A partir das substâncias mais simples, formadas por elementos que estão presentes na maioria dos combustíveis, as reações de combustão completa seriam:
C + O2 _ CO2 + _H (1)
H2 + 1/2 O2 _ H2O + _H (2)
S + 3/2 O2 _ SO3 + _H (3)
22
As reações de combustão incompleta seriam:
C + 1/2 O2 _ CO + _H (4)
S +O2 _ SO2 + _H (5)
As substâncias resultantes destas últimas reações poderiam ainda ser oxidadas através das seguintes reações:
CO+ 1/2 O2 _ CO2 + _H (6)
SO2 + 1/2 O2 _ _SO3 + _H (7)

O O_H representa a energia liberada em cada reação.
Para fins industriais os detalhes dos diversos estágios que ocorrem na queima dos combustíveis não têm, aparentemente, maior interesse, mas deve se tomar cuidado para que os produtos intermediários atinjam o seu estágio final antes de passarem aos gases da chaminé. A fim de obter o máximo de calor, deve-se buscar o maior rendimento da combustão. Porém, para o rendimento calorífico atender às necessidades requeridas, é necessário

Relacionados

  • Coletor de Admissão
    21191 palavras | 85 páginas