Combate e prevenção as drogas

Páginas: 6 (1367 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2011
TEMA

Combate e prevenção de drogas na escola.

INTRODUÇÂO
As drogas são problemas que agregam praticamente todas as sociedades modernas, o resultado negativo decorrente a isso é de ordem social e econômica. Social, pois desestrutura a família e econômico por provocar diversos custos para o governo que na maioria das vezes mantém o tratamento, as drogas também financiam a violência e ocrime. Grande parte dos usuários é jovem, muitos começam a usar na maioria das vezes na escola e em idade cada vez mais prematura.
Nesse sentido, a base para o não ingresso dos jovens nesse mundo quase sempre sem volta está na família e na escola. A primeira deve conversar, conhecer as amizades, explicar sobre o perigo das drogas, e instruir sobre valores humanos e valorização da saúde eda vida. A segunda pode promover palestras, depoimentos, visitas de policiais, médicos entre outros profissionais que estão diretamente envolvidos no processo de prevenção das drogas e tratamentos. No entanto, quem mais tem contato com o aluno são os professores, desse modo cabe a ele sempre que possível abrir momentos para discussões acerca do assunto, o tema não é de incumbência somente dedeterminadas disciplinas, mais sim de todas. O professor desenvolve um grande poder de influência, além de ser um formador de opinião, e é justamente nesse contexto que insere o seu papel. Em suma, o problema é bastante complexo e requer a participação efetiva dos pais e dos professores com respaldo dos donos de escola, no caso particular, e do poder público nasinstituições públicas, uma coisa é certa, a base para o problema está na educação.

JUSTIFICATIVA

Diante do aumento do consumo e do uso problemático de substâncias psicotrópicas na sociedade e de suas conseqüências na vida social, familiar e pessoal, de um modo geral, e, em especial, entre os estudantes, faz-se necessário construir instrumentos capazes de implementar, nas escolas, um projeto educativo queinclua o combate e a prevenção ao uso de drogas. Neste sentido, o presente projeto justifica-se ao propor esta construção num processo participativo e em consonância com as propostas de políticas de prevenção às drogas nas escolas e a própria demanda da comunidade.
O presente projeto possui a preocupação primeira de contribuir com a discussão e inserção da temática das drogas na vida da escolae nas disciplinas escolares. Neste sentido, os educadores são considerados os principais agentes formadores num processo de educação preventiva, pois, fortalecem a relação - família, escola e comunidade - no resgate dos valores maiores da cidadania e de defesa da vida; bem como de resistência aos apelos desviantes, que são cada vez mais presentes em nosso meio, influenciando os jovens ao uso dasdiversas drogas, alem de outros comportamentos que prejudicam sua qualidade de vida.

OBJETIVOS
Embora este problema não seja novo, o fracasso da “guerra contra as drogas” exigiu novas posturas e a busca de alternativas mais eficazes para solucionar, ou, ao menos diminuir, os graves problemas provocados pelo uso e abuso de drogas na sociedade. Assim, tomou destaque a prevenção através deestratégias educativas.
A escola passa a ser reconhecida como espaço capaz de contribuir com a formação de indivíduos aptos a resistir às propostas desviantes e ter uma visão mais crítica sobre as drogas. Podendo, dessa forma, fazer escolhas mais conscientes e livres.
O fato de reconhecermos o importante papel da escola na prevenção às drogas não significa que estejamos prontos, e nem os nossoseducadores, para tratarmos do assunto de forma consistente.
Preparar a escola para prevenir contra as drogas é um desafio. Estamos certos de que é possível, através de medidas educativas, criarem na escola condições favoráveis para que nossos jovens saibam resistir e repudiar o uso de drogas. Isto, através de informações que estimulem os sentimentos de cidadania, amor e de valorização da vida....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de Prevenção e Combate à droga na escola
  • Ficha de Elaboração do projeto de Prevenção e Combate às Drogas
  • prevencao e combate
  • A prevenção e o combate às drogas ilícitas pela família como fator fundamental de diminuição da violência...
  • o combate as drogas
  • O combate as drogas
  • Prevenção de drogas
  • PREVENÇÃO DAS DROGAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!