combate a sinistro

Páginas: 12 (2920 palavras) Publicado: 16 de junho de 2013
INTRODUÇÃO

Atualmente, um aspecto que vem merecendo atenção considerável da comunidade científica, bem como do poder público em geral, refere-se à questão ambiental relacionada à saúde. A grande consideração deste assunto justifica-se na medida em que se procura entender a influência, a inter- relação e a interdependência do ser humano com o meio, assim como, a relevância deste na sua qualidadede vida. Afinal, a partir das mudanças paradigmáticas no campo da saúde, reconhece-se cada vez mais a complexidade e a intricada trama de inter-relações tecida pelos inúmeros determinantes da saúde e da qualidade de vida, bem como a dimensão social e coletiva que permeiam estes fatores (BUSS, 2000). Nesta perspectiva, a poluição ambiental figura entre os aspectos contemporâneos de grande influênciana qualidade de vida, sobretudo, dos habitantes dos grandes centros urbanos. Pode-se identificar, sucintamente, como causas principais inter-relacionadas que contribuem para o aumento da poluição ambiental, os seguintes fatores: (a) o crescimento exponencial da população mundial e também do consumo de energia, (b) a intensificação do processo de industrialização e (c) o pro- cesso de urbanizaçãodesordenado. Por conseguinte, este contexto propicia a perda da qualidade de vida da população.


DESCRIÇÃO E USOS


O monóxido de carbono é um gás inodoro, incolor e extremamente tóxico. É utilizado como agente redutor no processamento de minérios e na obtenção do hidrogênio a partir da água e como matéria-prima para a produção de ácido acético, plásticos, metanol e formiatos.COMPORTAMENTO NO AMBIENTE

O monóxido de carbono é liberado no ambiente por fontes naturais (atividade vulcânica, descargas elétricas e emissão de gás natural) e como produto da combustão incompleta de combustíveis fósseis, sistemas de aquecimento, usinas termelétricas a carvão, queima de biomassa e tabaco. Outras fontes incluem a oxidação fotoquímica de compostos orgânicos voláteis na atmosfera ou nasuperfície de corpos de água. A atmosfera é o compartimento principal de dispersão enquanto que as águas superficiais encontram-se saturadas do gás. Na atmosfera o composto pode sofrer oxidação por radicais livres formando dióxido de carbono. Na água e no solo existem microrganismos capazes de utilizar o composto como fonte de energia.

EXPOSIÇÃO HUMANA E EFEITOS NA SAÚDE

A principal via deexposição ao monóxido de carbono é a respiratória. Intoxicações agudas podem ser fatais. Uma vez inalado, o gás é rapidamente absorvido nos pulmões e em circulação liga-se de maneira estável com a hemoglobina, impedindo o transporte do oxigênio e causando hipóxia tecidual. Por isso, a exposição ao composto está também associada a prejuízos na acuidade visual, no aprendizado, na capacidade detrabalho e aumento na mortalidade por infarto cardíaco agudo entre idosos. O CO rapidamente atravessa as membranas alveolar, capilar e placentária. Entre 80- 90% do CO absorvido liga-se a hemoglobina formando carboxihemoglobina (COHb). A afinidade da hemoglobina com o monóxido de carbono é de 200- 250 vezes maior que a do oxigênio.

SINTOMAS DE ENVENENAMENTO POR MONÓXIDO DE CARBONO
É doconhecimento comum que altos níveis de monóxido de carbono podem ser letais em questão de minutos, e os sintomas ocorrem rapidamente: perda de consciência seguida de morte. O EPA relaciona os sintomas manifesto da exposição de monóxido de carbono sobre o corpo por dois outros níveis: baixa e moderada. Níveis baixos de monóxido de carbono produzem sintomas como leves dores de cabeça, náuseas e falta de ar.A exposição prolongada a níveis leves de monóxido de carbono pode causar complicações ao longo do tempo. Moderada exposição ao monóxido de carbono apresenta uma grande variedade de sintomas identificáveis na pessoa afetada. A este nível de exposição, as dores de cabeça podem se tornar graves, tontura e confusão mental podem ocorrer também. Uma pessoa exposta a níveis moderados de monóxido de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMBATE A SINISTRO
  • Combate e prevenção de sinistros
  • Equipamentos de Proteção e Combate a Sinistros
  • Prevenção e combate de sinistros
  • COMBATE E PREVENÇÃO AO SINISTRO
  • prevençao e combate a sinistros
  • Prevenção e combate a sinistro
  • tudo sobre combate a sinistro/

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!