combate a incendio classecc

913 palavras 4 páginas
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

Introdução

O Fogo tanto é útil, como destruidor. Sob controle presta grandes serviços, desde o simples fogão doméstico até as forjas, fornalhas e tantas outras operações industriais. Descontrolado, isto é, quando chamamos de incêndio, causa prejuízos e as vezes grandes sinistros envolvendo mesmo visas humanas. A proteção contra incêndios e um assunto um pouco mais complexo do que possa parecer. A primeira vista, imagina-se que ela e composta pelos equipamentos de combate a incêndio fixados nas edificações, porem está apenas uma parte de um sistema, é necessário o conhecimento e o treinamento dos ocupantes da edificação. Estes deverão identificar e operar corretamente os equipamentos de combate a incêndio, bem como agir com calma e racionalidade sempre que houver inicio de fogo, extinguindo-o ou solicitando ajuda ao Corpo de Bombeiros.
É importante classificarmos os incêndios de acordo com as características dos materiais. A partir disso, será possível entender as diferenças dos extintores de incêndio. Somente com o conhecimento da natureza do material que está se queimando, pode-se descobrir o melhor método para uma extinção rápida e segura.
Os incêndios são classificados de acordo com os materiais presentes, em tipos A, B, C e D. A extinção do fogo é atingida quando interrompemos a reação em cadeia entre o combustível, o comburente e o calor, no chamado triangulo de fogo.
Vamos falar um pouco sobre a classe C.

Desenvolvimento

CLASSE C

Classe de incêndio em equipamentos elétricos energizados. A extinção deve ser feita por agente extintor que não conduza eletricidade.

Características do combustível - Equipamentos consumindo corrente elétrica como motores, geradores, televisão, computadores e etc. Características de combustão – Efeito marcante da corrente elétrica ligada: produção de faísca devido a curto-circuito.
Método de extinção – Extintores de pó químico seco e gás

Relacionados