COMBATE A INC NDIO FLORESTAL

Páginas: 8 (1887 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL
Nem sempre as técnicas preventivas são suficientes para se evitar que surjam os incêndios florestais. Nenhum plano de controle de incêndio pode funcionar sem um adequado sistema de deteção e localização.
DETEÇÃO E LOCALIZAÇÃO DO INCÊNDIO
O método mais prático e econômico de deteção e localização dos incêndios florestais é o uso das torres de vigilância.Outras formas possíveis são: o patrulhamento terrestre; de avião; ou através de imagens de satélites (como é feito na Amazônia).
As torres podem ser construídas de madeira, aço ou concreto. Tem no topo uma cabine envidraçada fechada, com visibilidade para todos os lados e onde permanece o vigia.
A altura da torre depende da topografia, variando de 10 a 40 m. As mais altas são construídas nasáreas planas. A distância máxima entre duas torres é de cerca de 15 km e cada uma pode cobrir de 15 a 18.000 ha.
Ao se instalar uma rede de torres, não é necessária uma visibilidade de 100% da área. Uma cobertura de cerca de 70% da área florestada já é suficiente e economicamente viável.
Para a identificação do local do incêndio, é necessário que cada torre tenha um binóculo, um rádio outelefone e um goniômetro (aparelho usado para a determinação da direção do fogo). Os goniômetros devem ter a mesma orientação (o zero apontado para o Norte magnético) em todas as torres. Pode-se, através de coordenadas, determinar com razoável precisão o local do incêndio.

AS BRIGADAS DE INCÊNDIO
Chama-se de brigadas de incêndio os grupos de pessoas que receberam treinamento para o combate aofogo. Cada brigada, por razões de ordem prática, deve ter no máximo, 20 homens.
Após a deteção, comunicação e localização do incêndio (tarefas essas da responsabilidade do vigia da torre), é necessário que o pessoal responsável pelo combate ao fogo, chegue o mais rápido possível ao local do incêndio. A rapidez do ataque é fundamental no sucesso da operação de combate.
Chegando ao local,deve-se estudar detalhadamente a situação antes de se tomar qualquer medida relativa ao combate. A primeira etapa desse estudo é uma avaliação criteriosa do incêndio: tamanho, extensão, velocidade de propagação, intensidade; clima; vegetação; rede de aceiros; estradas; e fontes de captação de água. Daí resultam: a escolha do método de combate; a distribuição das brigadas de incêndio (designando osetor e o serviço de cada qual); e a seleção e uso dos recursos necessários para o combate efetivo ao incêndio florestal.
Equipamentos Necessários
Para uma maior eficiência no combate aos incêndios, é sempre recomendável ter ferramentas e equipamentos de uso exclusivo para esse fim. Esse material deve estar sempre em condições de uso e armazenado em locais pré-determinados.
Dentre asferramentas manuais mais usadas no combate ao incêndio florestal, destacam-se: machados, enxadas, foices, pás, rastelos, abafadores, serras, bombas costais, baldes, regadores, lanternas e lança-chamas.
Em incêndios florestais de grande porte, é necessário recorrer aos equipamentos pesados, tais como: tratores com lâmina, caminhões-tanque, motoniveladora, motobombas e até aviões e helicópterosespeciais..

MÉTODOS DE COMBATE AO FOGO
Existem pelo menos quatro (4) métodos de combate ao fogo nos incêndios florestais. A saber:
1 - MÉTODO DIRETO
Usado quando a intensidade do fogo permite uma aproximação suficiente da brigada à linha de fogo. São usadas as seguintes técnicas e materiais: água (bombas costais, baldes ou moto-bomba); terra (pás); ou batidas (abafadores).
2 - MÉTODOPARALELO OU INTERMEDIÁRIO
Usado quando não é possível o método direto e a intensidade do fogo não é muito grande. Consiste em limpar, com ferramentas manuais, uma estreita faixa, próxima ao fogo, para deter o seu avanço e possibilitar o ataque direto.
3 - MÉTODO INDIRETO
Usado em incêndios de intensidade muito grande. Consiste em abrir aceiros com equipamento pesado (tratores, etc.),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Preven O E Combate A Inc Ndios Trabalho
  • Sistema De Hidrantes Para Combate A Inc Ndio
  • COMBATE A INC NDIO T TICA
  • Apostila Preven O E Combate A Inc Ndios
  • TCC CELSO INC NDIOS FLORESTAIS E BRIGADAS DE INC NDIO
  • Projeto de Preven o de Combate a Inc ndio Rosangela
  • Apostila Primeiros Socorros E Combate Inc Ndios
  • Aula 6 NR 23 Combate A Inc Ndio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!