combate a discrimnação no ambiente escolar

1720 palavras 7 páginas
1 - INTRODUÇÃO A escola faz parte de um contexto social que envolve diferentes realidades, sendo alvo de comparações desigualdades e preconceitos. A globalização é visível em nossa sociedade. Não só no passado, mas ainda hoje podemos observar flagrantes de atitudes preconceituosas contra o negro. A escola, por ser uma instituição de educação tem a responsabilidade de praticar essa questão, o professor jamais poderá se calar ou contribuir para o aumento de preconceitos e discriminação. O racismo é um problema que está presente no cotidiano escolar, marca e fere profundamente crianças e adolescentes negros. Para tal situação torna-se necessário a busca de meios que possam construir conscientemente mudanças a fim de transformar fazeres e saberes no que diz respeito a preconceito e discriminação para que haja um aprendizado significativo tanto para o educando como para o educador. Segundo Cavalleiro, (2005.),
“O silêncio dos professores perante as situações de discriminação impostas pelos próprios livros escolares acaba por vitimar os estudantes negros. Esse ritual pedagógico, que ignora as relações étnicas estabelecidas no espaço escolar, pode estar comprometendo o desempenho e o desenvolvimento da personalidade da criança e de adolescentes negros, bem como estar contribuindo para a formação de crianças e de adolescentes brancos com um sentimento de superioridade.” A inclusão aumenta a cada dia e com ela surge o desafio de garantir uma educação de qualidade para todos com alunos convivendo com as diferenças tornando-se solidários uns com os outros.
2 - justificativa
Na escola, valores sociais e morais são reforçados é nela também que muitos preconceitos são perpetuados. Sendo a escola um ambiente de educação temos que buscar proporcionar meios de reflexão contra todo tipo de preconceito, visando uma transformação para um mundo mais humano.
A escola não pode eximir-se

Relacionados