COMBATE CONTEMPORÂNEO DOS RESQUÍCIOS DE REGIMES OPRESSORES.

1782 palavras 8 páginas
COMBATE CONTEMPORÂNEO DOS RESQUÍCIOS DE REGIMES OPRESSORES.
CONTEMPORARY FIGHTING THE REMNANTS OF OPPRESSIVE REGIMES.

Luana Laisy Martins Caldas:

RESUMO

As insurgências no mundo Islâmico não são observadas hoje e sim há séculos atrás, mas o fato é que apresenta hoje mais agressividade, esta onda de protestos é motivada pela insatisfação da população com as altas taxas de desemprego, os aumentos no preço dos alimentos, a repressão policial, a falta de democracia, as religiões e o grande e valioso petróleo. Esta dimensão de conflitos vem trazendo para a sociedade uma visão de desespero e ameaças constantes.

PALAVRAS CHAVES: Islamismo, Oriente Médio, Norte da África, ditadura, revoltas.

ABSTRACT

Insurgencies in the Islamic world are not observed today, but centuries ago, but the fact is that it has today more aggressively, this wave of protest is motivated by the dissatisfaction of the population with high unemployment rates, increases in food prices, the police repression, the lack of democracy, religions and the great and valuable oil. This dimension of conflict has brought to society a vision of despair and constant threats.

KEY WORDS: Islam, Middle East, North Africa, dictatorship, revolts.

INTRODUÇÃO

De acordo com Canepa (2011) os regimes mais vulneráveis têm sido as ditaduras e as repúblicas presidencialistas sustentadas pelos militares. No Egito e na Tunísia, houve a queda do regime. No inicio de março, a ditadura na Líbia estava sob forte ameaça, e a situação do Iêmen era de grande instabilidade. Duas monarquias também foram alvo de protestos – Barein e Jordânia.
Segundo Sardar Ziauddin o mundo muçulmano encontra-se inundado pela tirania, pelo despotismo e pela opressão. O Islão insiste na distribuição da riqueza e encara a pobreza como um pecado; no entanto, a degradação humana é algo de comum nas sociedades muçulmanas. É comum a existência, lado a lado, da riqueza exuberante e da

Relacionados