Comarkership Parcerias que dão certo

3191 palavras 13 páginas
COMAKERSHIP: UMA PARCERIA ENTRE FORNECEDOR-CLIENTE
Profª. M. Sc. Máris de Cássia Ribeiro maris@unisalesiano.edu.br ; Unisalesiano
Jaqueline Possas Rocha jaquelineprocha@terra.com.br; Unisalesiano
Juliana Martins Silva julliana_ju@hotmail.com; Unisalesiano
Luana Teixeira Sampaio lutsampaio@gmail.com; Unisalesiano
RESUMO
Com a abertura da economia mundial, num cenário de competição sem fronteiras, fruto da globalização, afetou-se uma revolução nas empresas.
Uma das maiores preocupações das organizações é a aproximação de laços de parceria entre fornecedor e cliente. Muitas empresas aperfeiçoaram seus procedimentos, criando processos de integração e parcerias com seus fornecedores na obtenção de um melhor relacionamento, de forma a considerar as necessidades e expectativas de ambas as partes envolvidas no negócio, onde se procurou estimular a obtenção de benefícios mútuos. Atualmente, fala-se muito na cadeia de suprimentos e a relação fornecedor-cliente, resultando em uma nova relação de parceria. Quando essa relação de parceria atinge um elevado grau de evolução, traduzida em conceitos como os de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada, dá-se a ela o nome de comakership. O objetivo do artigo é verificar a importância do comakership no relacionamento entre fornecedor-cliente.
Palavras-chaves: Comakership. Parceria. Fornecedor-cliente.
COMAKERSHIP: UMA PARCERIA ENTRE FORNECEDOR-CLIENTE
1. INTRODUÇÃO
Durante muito tempo a abordagem no relacionamento fornecedor-cliente mais comum nas empresas era considerar o fornecedor como um adversário, que estaria mal intencionado em auferir o máximo lucro à custa de eventuais descuidos do cliente. Nos últimos anos, neste cenário competitivo, houve revoluções na qualidade de novas formas de abordagem no relacionamento fornecedor-cliente, onde procuram-se desenvolver um clima de confiança mútua, para que ambas saiam ganhando. Muitas empresas atentas a estas questões

Relacionados