Comandos elétricos

Páginas: 7 (1615 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2012
DESENVOLVIMENTO COM ERGONOMIA



Marlete Boshammer Schuenke

Professor-Marcos Nunes dos Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Engenharia de Produção – 7º Semestre
07/08/12



1 RESUMO


A ciência de projetar o trabalho, os equipamentos e local de trabalho para adequá-los ao trabalhador denomina-se ergonomia.
A ergonomia apareceu em 1950, nos paísessocialmente e industrialmente desenvolvidos, passando por análises positivas e negativas durante seu desenvolvimento. No Brasil essa disciplina é mais frequente nos cursos de Desenho Industrial e Engenharia de Produção.
A Associação Internacional de Ergonomia divide a Ergonomia em três domínios de especialização: física, cognitiva e organizacional.
Existem mais de vinte subgrupos técnicos dasociedade de fatores humanos e de aplicações desta ciência. A norma ISO9241 define o seu uso a partir da eficácia, eficiência e satisfação.
A tecnologia da ergonomia é a da interface humano-sistema e pode ser desenvolvida e aplicada entre humanos e outros componentes de sistemas.
Com a aplicação da ergonomia na empresa, todos são beneficiados e possibilita crescimento da mesma com maiorprodutividade, maiores lucros e satisfação no ambiente de trabalho.


Palavras-chave: Ergonomia. Trabalho. Lucros.



INTRODUÇÃO


A ergonomia surgiu há muito tempo, passando por adaptações e melhorias constantes conforme o surgimento de novas tarefas e em diferentes gerações.
A prática da ergonomia tomou um impulso enorme no Brasil nos últimos anos, principalmente por conta da pressãosocial sobre as empresas.
Este trabalho relata um pouco da história da ergonomia, envolvendo estudos e aplicações realizado por ergonomistas, citando suas principais áreas de atuação, problemas enfrentados, tipos de soluções ergonômicas e motivos para investir na ergonomia, como também conceitos básicos visando a boa prática profissional.








DESENVOLVIMENTO


A ergonomiaé a disciplina científica que estuda as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema é a profissão que aplica projetar a fim de atingir o bem estar humano e o desempenho geral de um sistema. Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas tornando – os compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações daspessoas.
O médico italiano Bernardino Ramazzini (1633 – 1714) foi o primeiro a escrever sobre doenças e lesões relacionadas ao trabalho, em sua publicação de 1700 doenças ocupacionais. O termo ergonomia, derivado do grego ergon (trabalho) e nomos ( lei natural), sendo usado em um artigo em 1857 por Wojcieh Jastrzelowski.
No século XIX, Frederick Winslow Taylor lançou seu livro “Administração Científica”, com uma abordagem que buscava a melhor maneira de executar um trabalho e suas tarefas.
No início dos anos 1900s, Frank Bunker Gilbreth e sua esposa Lilian expandiram os métodos de Taylor para desenvolver “Estudos de tempos e desenvolver “Estudos de tempo e movimentos” o que ajudou a melhorar a eficiência, eliminando passos e ações desnecessárias”.
A Segunda GuerraMundial marcou o advento de máquinas e armas sofisticadas, criando demandas cognitivas jamais vistas antes por operadores de máquinas, em termos de tomada de decisão, atenção, análise situacional e coordenação entre mãos e olhos. Nas décadas seguintes a guerra e até os dias atuais, a ergonomia continuou a desenvolver – se e diversificas – se. A era da informação chegou ao campo da interação homem –computador enquanto o crescimento da demanda e a competição entre bens de consumo e produtos eletrônicos resultaram em mais empresas considerando fatores ergonômicos no projeto de produtos.
O termo ergonomia foi adotado nos países europeus (a partir de 1950), onde se fundou em 1959 em Oxford, a Associação Internacional de Ergonomia. A ergonomia baseia-se em muitas disciplinas em seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comando eletricos
  • Comandos Elétricos
  • comandos eletricos
  • Comandos eletricos
  • Comandos eletrico
  • Comandos eletricos
  • Comandos elétricos
  • Comandos elétricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!