Comandos do Prompt

Páginas: 8 (1920 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014

notícias

esportes

entretenimento

vídeos
tecnologia
ASSINE JÁ
CENTRAL
E-MAIL

ENTRAR ›

DICAS E TUTORIAIS
Parte superior do formulário
buscar
Parte inferior do formulário

HOME
ÚLTIMAS





DOWNLOADS










CELULARES E TABLETS










JOGOS













INFORMÁTICA









ELETRÔNICOS










VIDADIGITAL












FÓRUM
VELOCÍMETRO
19/12/2013 11h09 - Atualizado em 19/12/2013 11h26
Conheças os principais comandos do Prompt do Windows; veja lista

por EDIVALDO BRITO
Para o TechTudo
4 comentários
Embora nem todos conheçam, o Prompt do Windows possui comandos interessantes e que podem ser úteis em algumas situações e até mesmo mais rápidos que as opções gráficas. Como nuncase sabe quando será preciso usar um deles, que tal conhecer alguns deles e guardar essa lista com carinho?

Novo Windows é chamado internamente de Threshold e chega em 2015
Para começar a explorar, é preciso abrir o Prompt do Windows. Por causa de alguns comandos de sistema, é preciso executá-lo com privilégios de administrador. Para fazer isso, clique no menu iIiciar do Windows 7 e digite“cmd” (sem as aspas) na caixa de pesquisa. Depois, clique com o botão direito em “cmd” e escolha a opção “Executar como administrador. Se for solicitada a senha do administrador, digite-a ou apenas confirme a autorização. Se você já usa o novo Windows 8, leia este tutorial e saiba como substituir o PowerShell pelo Prompt de Comando no menu do Windows 8.1. 
Comandos do sistema
Boa parte dos comando doPrompt do Windows servem para ajudá-lo a fazer a manutenção do sistema. Eles podem ser muito úteis em situações em que até a interface gráfica não está disponível ou simplesmente quando você quer uma informação mais rápida e completa.
1) systeminfo
Para saber mais detalhes sobre o seu Windows, basta rodar o comando "systeminfo" (sem aspas). Além de ser mais rápido para executar, seu grandediferencial é que ele traz mais informações do que a opção “Propriedades do Sistema”.
Depois de ser executado, o comando faz uma pesquisa que demora em torno de 15 a 20 segundos. No resultado, você receberá uma série de informações sobre seu sistema, obtendo inclusive, a data em que ele foi instalado.
Systeminfo mostra vários "detalhes" sobre seu sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
2) taskkillComo nem sempre você terá a chance de abrir o Gerenciador de Tarefas para poder fechar um aplicativo, uma boa saída é usar o comando "taskkill". Basta colocar alguns parâmetros e a identificação do programa a ser fechado, como no exemplo abaixo, onde o bloco de notas é fechado a força (/f) e é usado o nome dele em vez do identificado de processo PID (/im):
Taskkill realmente fecha o aplicativo(Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
3) sfc
Precisa verificar erros no seu Windows? O sfc faz isso sozinho. Tudo que você precisa fazer é digitar o comando como no exemplo abaixo, para começar uma varredura nos arquivos do sistema e localizar erros e itens corrompidos.
Procurando erros no Windows com o sfc (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
4) shutdown
Se você está precisando desligar o Windows enão tem acesso a interface gráfica ou o mouse, basta usar o comando "shutdown -s -t 0", que você consegue isso, e o melhor sem precisar instalar nada.
Se quiser, pode até mesmo programar o desligamento substituindo o “0″ do comando pela quantidade de segundos, como por exemplo, para desligar após 3 horas. Nesse caso, coloque 10800 segundos, o que equivale a 180 minutos, ou seja, 3 horas. 

Sepreferir reiniciar, basta trocar a opção “-s” pelo “-r”. Para cancelar o comando de desligamento enquanto o tempo de espera está em execução, execute o comando  "shutdown -a".
Programando o desligamento do Windows com o shutdown (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Visualizando e fazendo backup de arquivos
Trabalhar com arquivos no Prompt do Windows pode não ser a maneira mais fácil, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comandos Do Prompt Comando
  • Prompt de comando
  • Comandos de rede no Prompt de comando
  • Comandos de Prompt
  • Comandos Prompt
  • Comandos ms-dos (prompt de comando)
  • Comandos e dicas do prompt de comando (cmd)
  • Comandos De Rede Prompt Windows

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!