Com a globaliza o da economia e consequentemente a acirrada concorr ncia

Páginas: 6 (1455 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
Universidade Federal do Piauí – UFPI
Centro Tecnológico- CT
Graduação: Engenharia de Produção
Disciplina: Contabilidade e Custos
Professor: Elivania Leal Ribeiro











Sistemas de Custeio

João Eric Rocha Gomes


















Teresina, 01 de junho de 2015

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/metodosdecusteio.htmhttp://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/32/o_custeio_por_absorcao_e_o_custeio_variavel.pdf
http://www.unifae.br/publicacoes/pdf/art_cie/art_37.pdf
Dias_Padoveze_2007_Os-diferentes-metodos-de-custe_10282.pdf
http://dianakruger.blogspot.com.br/2010/03/tipos-de-custeios.html


























Com a globalização da economia e consequentemente a acirrada concorrência, a Gestão de Custos se tornou um fator de grande relevânciaquando a determinação dos custos é utilizada como fator estratégico de competitividade. Nesse contexto, as organizações são levadas a repensar seus sistemas de custeio e a utilizá-los com finalidades mais gerenciais, uma vez que as informações geradas podem dar suporte à tomada de decisões significativas dentro do contexto organizacional. Cite-se como exemplo, a eliminação de gastos desnecessáriose até mesmo incentivo de produtos mais rentáveis. Para a gestão de custos é necessário que a organização tenha um sistema de informação de custos com uma estrutura mínima, composta por três elementos: métodos de custeio, formas de custeio e sistema de acumulação. Ressalte-se que a informação gerada pelo sistema de custeio deve chegar minimamente ao custo unitário do produto.
Os métodos de custeiosão ferramentas importantes para a geração de informações relevantes para a tomada de decisões. Esse fato evidencia a importância da utilização de métodos de custeio compatíveis com os objetivos e as características das organizações. Mas o que é um mecanismo de custeio?
Sistemas de custeios é : São os métodos utilizados para apuração e apropriação dos custos ao produto, ou seja, a ferramenta queauxilia a contabilidade de custos na geração de informações que servirão de suporte às tomas de decisões dos gestores.
A literatura apresenta diversos métodos de custeio que podem ser utilizados tanto pelas organizações industriais quanto pelas comerciais e prestadoras de serviços, sejam elas com ou sem fins lucrativos. Esses métodos são utilizados para, entre muitas outras informações, determinaro valor dos objetos de custeio; reduzir custos, melhorar os processos; eliminar desperdícios; decidir entre produzir ou terceirizar; e eliminar, criar e aumentar, ou diminuir, a linha de produção de certos produtos. Dentre esses métodos, estão o custeio por absorção (o método das seções homogêneas), o custeio direto, o custeio variável, Método de custeamento baseado em atividades , custeio padrão.Não se pode afirmar que um sistema seja melhor que outro, visto que cada um atende a determinadas empresas, distintamente, dependendo da atividade desempenhada, da formatação das informações requeridas e dos objetivos definidos pelos gestores.
Custeio por Absorção: O sistema de custeio por absorção é aquele sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base todos oscustos da produção, quer sejam fixos ou variáveis, diretos ou indiretos. Megliorini (2001, p. 3), ensina que custeio por absorção é o método de custeio que consiste em atribuir aos produtos fabricados todos os custos de produção, quer de forma direta ou indireta (rateios). Assim, todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis, são absorvidos pelos produtos. (grifo do autor) Uma das vantagens docusteio por absorção é que o mesmo atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, editados pela resolução 750/93 do Conselho Federal de Contabilidade, principalmente no que tange ao Princípio da Competência. Nesse sentido reconhece todos os custos de produção como despesas somente no momento da venda, demonstrando de forma mais apropriada a confrontação da receita com a despesa, na apuração do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONCORR NCIAS
  • O Que A Pol Tica Da Concorr Ncia
  • A Globaliza O Da Economia
  • A Estrutura Social Da Concorr Ncia
  • Concorr ncia entre processos
  • CONCORR NCIA PERFEITA 2
  • Trabalho Licitacao Concorr Ncia
  • ANALISE DA CONCORR NCIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!