Com rcio Internacional x Com rcio Exterior COMEX

646 palavras 3 páginas
Comércio Internacional
Segundo Maia (2008), podemos definir que comércio internacional é o conjunto de regras que viabilizam o intercâmbio de bens e serviços e capitais de um país ao demais baseado nas opções de cada país. (Conceitos)
O comércio internacional tem como objetivo viabilizar o intercâmbio de bens e serviços e capitais de um país ao demais baseado nas opções de cada país. (Conceito)
De acordo com Maia (2008), os economistas suecos Eli Hecksher e Bertil Ohlin seguem uma teoria denominada, Teoria Sueca. Segundo eles, as diferenças de custos, e consequentemente de preços, são decorrentes das diferentes abundancias dos fatores de produção que cada nação se dispõe. (Teorias do Comércio Internacional)
Para Maia (2008), as matérias primas não se encontram distribuídas de forma igual em todos os países do mundo. Ela será mais barata no país onde for mais abundante, como o petróleo por exemplo. Com relação à natureza, devemos nos lembrar que há países com muita disponibilidade de terras. Isto ocorre com o Brasil, que pode produzir álcool para substituir a gasolina. Isso já seria impossível para a Suíça, que dispõe de pequena área territorial. (Teorias do Comércio Internacional).
Ainda para Maia (2008) há mercadorias e serviços em que o peso da mão-de-obra é muito grande. Onde ela for mais abundante será o lugar ideal para produzi-las. Caso das empresas norte-americanas que se instalaram na China. (Teorias do Comércio Internacional)
Por fim, para Maia (2008), há mercadorias e serviços em que a mão de obra pesa pouco, mas exigem equipamentos (capitais) caríssimos para serem produzidas. Nesse caso, o lugar ideal para sua produção é onde houver abundância de capitais. (Teorias do Comércio Internacional)
De acordo com Sarquis (2011) percebem-se os benefícios do comércio internacional nas empresas ao se ampliarem os mercados consumidores, o que vai possibilitar aos produtores um aumento de produtividade e ganhos de escala, assim como o acesso a novos fornecedores de

Relacionados