Com Base No Material Estudado E Atrav S De Pesquisa1

317 palavras 2 páginas
Com base no material estudado e através de pesquisas ,vimos que o gênero crônica é muito importante nas aulas de língua portuguesa por se tratar da realidade, do cotidiano, com linguagem despretensiosa de temas mais simples e breve, geralmente relacionados ao passado e à infância. Ou seja é um dos primeiros textos em que todos os alunos entram em contato desde pequenos, com facilidade de compreensão fazendo com que eles reflitam sobre a vida e sobre o mundo a partir de um pequeno relato do cotidiano.
O professor deve fazer um bom planejamento com sequencia didática adequada ao gênero e também uma metodologia bem definida para diagnosticar, valorizar e ampliar os conhecimentos que os mesmos já possuem. No entanto deve considerar a forma particular de uso da linguagem no texto literário em que predomina a criatividade da imaginação e a construção composicional e seleção de recursos linguísticos obedecendo à sensibilidade e a preocupação estéticos, com a intenção de emocionar, impressionar e agradar os alunos.
Aplicação de atividades fazendo uso das crônicas, temos uma gama de diversidade, onde todas são de suma importância . Podemos iniciar apresentando e discutindo com a turma alguns tipos de textos de crônicas, a linguagem utilizada nos mesmos, estrutura escolhida pelo autor, em cada crônica . Refletir sobre o uso de figura de linguagem. Na sala de informática, pedir aos alunos que acessem outras crônicas, pedir que façam pesquisas em dicionários, enciclopédias, livros de teoria literária e na in ternet, sobre “A história das crônicas no Brasil” . É muito importante também pedir que façam recriação de textos de jornais e revistas e transformá-los em crônicas. finalizando o tema abordado me expresso da seguinte forma, que o professor por meio da crônica deve buscar nos alunos diferentes abordagens que auxiliam no desenvolvimento cognitivo dos mesmos e consequentemente na interpretação de textos que são parte fundamental na interação humana e na

Relacionados