Comênio

Páginas: 7 (1525 palavras) Publicado: 26 de junho de 2012
COMÊNIO

Jan Amos Komensky (1592-1670) nasceu em Moravia região da Europa Central, pertencente ao antigo reino da Boêmia, atual Republica Checa, conhecido como o Pai da Didática Moderna. O período em que viveu, foi um período de descobertas onde “o homem começa a pensar por si mesmo” independente de Deus, das leis divinas, e começa a si passar do teocêntrismo para o antropocentrismo.
A palavradidática significava na simbologia grega arte de ensinar, já a palavra Magna significava grande, enorme, Comênio queria expressar o tempo que estava vivendo, por isso escreveu Didática Magna (1657), uma didática que avangece todo o conhecimento do período em que vivia, e o subtítulo Magna era “Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos”, queria que todos aprendesse ler e escrever para teracesso a todos os conhecimentos, para entrar para escola esse novo conhecimento era necessário que tivesse uma grande didática .
A Didática Magna constitui em quatro planos:
1º Fundamentos filosóficos e teológicos da didática;
2º Princípios gerais da didática;
3º Didática das artes, religião, ciência e linguagem;
4º Planos de ensino conhecido até hoje.
O segundo principio da DidáticaMagna, Comênio diz quem imita a natureza, sapateiro, corre iro o artesão isto é para construir suas obras eles imitam a natureza e por isso são artistas, artesão.
O terceiro princípio os que não imitam a natureza, os professores, ele diz que “Os professores são aberração da natureza”, eles não obedecem ao ritmo da natureza.
O quarto princípio a correção para os professores, artesão em termos queimitam a natureza que é sabia.
1º Modelo Natureza;
2º Modelo da didática que Comênio apresenta é o relógio, uma obra tão parecida com a natureza que marca o dia e a noite. Por que a escola não pode ser como o relógio¿ Em que os alunos e professores funcionem como uma engrenagem perfeita, todos, mas é o período que se inventa a imprensa, e com isso ele quer mudar o nome da didática, quer que se chameDidácografia, porque o professor por sua vez imprime na cabeça do aluno, a voz do professor é a tinta que imprime, o aluno é a folha que é impressa, o conhecimento, e os intervalos são as viradas de paginas e com isso vai se fazendo toda a descrição da aula como se faz um livro.
Comênio é o Pai da Didática Moderna, ele foi capaz de ler seu próprio tempo, a didática não é uma técnica de sala deaula, a didática é uma leitura do mundo na perspectiva da Filosofia, Ciência, Religião, Inventos humanos, Relógio e da Imprensa, a didática de Comênio é a Arte de ensinar e aprender e conclui que a Arte de aprender é como semear nos espíritos os conhecimentos, se semeadas e dadas às condições ele se desenvolve e cresce.
Com a Didática Magna, ele pretendia reformar as escolas, para isso queria queos conhecimentos científicos que surgiam fossem levados aos alunos não pela imposição, mas com satisfação e alegria “ Parece que as escolas são as câmaras de tortura das inteligências das crianças”. Comênio quer mudar a postura aprender por aprender, mas começa a mostrar que o conhecimento adquirido deve servir para a vida, isto é, deve ser algo que vai para alem da escola, o conhecimento em sinão esta na escola, mas sim entram na escola de uma forma de conteúdos, teorização, princípios, normas, regras, conhecimento abstrato que o aluno tem que se apropriar, mas isso deve volta depois para a vida.
A Didática Magna também era uma obra política que a educação era a chave da mudança social, para ele a educação a religião e a piedade eram os grandes instrumentos para a salvação do homem. Avisão de homem que Comênio tem, é um homem novo, cujo destino maior é a vida eterna o céu, esse homem novo para conquista a vida eterna propunha que primeiro lugar fosse instruído, por isso todos deveriam saber ler e escrever, ter conhecimento para poder ler e interpretar por conta própria a bíblia. Os homens alem de ser instruído, tinha que ter religião sendo outro instrumento de salvação, tinha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comenio
  • comenio
  • comenio
  • Comênio
  • Comênio
  • coménio
  • comenio
  • comenio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!